sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Preto no Branco, coluna publicada no jornal O ESTADO

Os ventos sopram contra Lula (?)

Lula pretendia ser o PAC das eleições municipais desse ano. Uma espécie de Programa de Aceleração das Candidaturas de seu Partido, o PT, nas principais capitais onde a crise do personalismo, tão característico da política brasileira, forçou a diáspora, principalmente entre PT e PSB, casos de Fortaleza e Recife, por exemplo. Parece, porém, que mesmo onde Lula imaginou fazer a diferença, caso de São Paulo, onde rifou a candidatura da senadora e ex-prefeita da capital paulista, Marta Suplicy, para dar a vez ao novato Haddad, o prestígio e a popularidade do ex-presidente não foram, pelo menos ainda, suficientes para alavancar as candidaturas petistas.
Em São Paulo e Fortaleza, por exemplo, o crescimento observado nas candidaturas de Haddad e Elmano, dois desconhecidos na política eleitoral são fruto muito mais do trabalho dos marqueteiros e do início da propaganda eleitoral pelo rádio e TV e da evidente força da máquina estatal que está por trás dessas candidaturas do que de qualquer outra coisa. Em São Paulo, o que se observa, na verdade, é a ascendência da candidatura de Celso Russomano que coloca em risco a presença do candidato de Lula num provável segundo turno, porque capitaliza, inclusive, os votos que o PT pretendia capitalizar com a bizarra aliança com Paulo Maluf, mas também é motivo de pânico para o próprio Serra, dada a inserção de Russomano em seu eleitorado já desgastado.
No caso do Recife, a situação do PT parece ser a mais grave. Além do apoio presencial de Lula, a chapa do PT é composta pelos dois maiores expoentes do partido no estado: o senador e ex-ministro da Saúde, Humberto Costa e o deputado federal e ex-prefeito da capital, por dois mandatos, João Paulo. A candidatura de Humberto Costa já começa a dar sinais visíveis de decadência, com queda de pontuação, mas não só isso. A candidatura de oposição mais forte, diferentemente da do PT, que ostenta dois caciques locais da legenda, embora patrocinada pelo governador Eduardo Campos é encabeçada por um ilustre desconhecido do eleitorado e novato em disputas eleitorais, o ex-secretário de Estado, Geraldo Júlio, que em apenas um mês subiu assombrosos 20 pontos percentuais nas pesquisas.
O que parece apontar nessas eleições é a sinalização de uma espécie de desgastes do Partido dos Trabalhadores perante o eleitorado, que já parece cansado do “modo petista de governar” e, pelo visto, pretende seguir em outras direções.

CURTO CIRCUITO

• Que coisa feia!
Um grupo de jovens e adolescentes que visitava, quarta-feira, a Câmara Municipal de Fortaleza, para conhecer como funciona a “Casa da Cidadania”, depararam-se com uma “briga de foice” envolvendo vários vereadores, numa demonstração pública de descaso para com a ética e com o decoro. Não é esse tipo de gente que o eleitor decente deseja.

• Vai ajudar
Se a CPI da Bolsa Família não for “abortado”, como mostram querer alguns vereadores governistas, esta poderá servir de muita utilidade, não só para a cidade de Fortaleza, mas para vários outros municípios da Região Metropolitana e do interior do Estado. Não dá mais pra suportar casos de gente folgada “mamando” o pobre dinheirinho da abençoada bolsa.

• Sinuca
Não é de causar inveja a ninguém a situação do eleitorado paulistano. Os que dizem querer se livrar do PSDB de Serra, terão que escolher entre o PT de Haddad, o PSD de Kassab, e, principalmente, do PRB do Russomano, cujo esteio financeiro maior é exatamente grossa dinheirama arrebatada do povo pelos que se intitulam de obreiros do “Senhor”.


UMAS & OUTRAS

• CENTENÁRIA
Em Ubajara, amanhã, 01/09, o nosso colega Jomar Campos e família, participam das celebrações dos 100 anos da sua tia, Nenóia Fernandes. A veneranda senhora ao lado do falecido esposo. Idelzuíte Fernandes, foram durante mais de meio século, os dois únicos enfermeiros, que serviam de “médicos” na Cidade, salvando vidas preciosas.

• EM FESTA! Parace incrível, mas as categorias que mais festejam no Brasil, no momento, são os traficantes de drogas e de armas, enfim, os bandidos nacionais e internacionais. Isso, por conda da greve da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal. O mundo assiste atônito a uma greve que põe em perigo até a segurança nacional.

De segunda à sexta, das 12h30 às 13h, programa Conexão Global, na Rádio Assunção Cearense – 620 AM. Contamos com sua audiência. Sugestões, informações e críticas: jbrontee@uol.com.br ou www.blogdabronte.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...