quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Eleições 2012: NO Recife, candidato do PSB cresce meteoricamente e empata com petista

Pesquisa DataFolha/TV Globo, divulgada pela Folha de São Paulo na noite desta quarta-feira, mostra que no Recife, Geraldo Julio (PSB), candidato apoiado pelo governador Eduardo Campos, em pouco mais de um mês, subiu 22% empatando com Humberto Costa (PT), candidato apoiado pelo ex-presidente Lula.

No levantamento anterior, realizado nos dias 19 e 20 de julho, o petista Humberto Costa liderava a corrida com 35% das intenções de voto. De lá para cá, com o início do horário eleitoral e com o apoio de Lula na TV, oscilou negativamente para 29%, dentro do limite máximo da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Já Geraldo Julio (PSB), ex-secretário do governo estadual, saltou de 7% para 29%. O candidato contou nesse período com intensa campanha ao lado de seu principal padrinho político, o governador de Pernambuco.

A nova pesquisa Datafolha ouviu 832 eleitores nesta terça-feira (28) e quarta-feira (29).

Nesses 40 dias, segundo o levantamento, o ex-governador Mendonça Filho (DEM) caiu de 22% para 9%, assumindo agora a quarta colocação, enquanto o tucano Daniel Coelho passou de 8% para 12%. O candidato do PSDB aparece em terceiro na tabela. Edna Costa (PPL) e Roberto Numeriano (PCB) tiveram 1% da intenção de votos. Jair Pedro (PSTU) não pontuou, e Esteves Jacinto (PRTB) teve a candidatura indeferida.

Os votos brancos ou nulos cairam de 13% para 10%, segundo o Datafolha.

REJEIÇÃO
Segundo o levantamento, 29% dos eleitores não votariam de jeito nenhum em Mendonça (DEM) e em Humberto Costa (PT). Geraldo Julio tem rejeição de 12%. Edna Costa (PPL), 26%; a Jair Pedro (PSTU), 23%; a Roberto Numeriano (PCB), 19%; e a Daniel Coelho (PSDB), 16%.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número PE-00080/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...