Fiscalização eletrônica tem início sábado
Uma das principais soluções apontadas para a melhoria da mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras é a priorização do transporte coletivo. Seguindo essa premissa, a Prefeitura de Fortaleza implantou faixas exclusivas de ônibus nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís, dando origem ao binário. O objetivo da implantação é otimizar a velocidade operacional dos coletivos. Para garantir o cumprimento a estes espaços, a fiscalização eletrônica começará a funcionar sábado (9) em ambas as vias, mas ainda em caráter educativo.
Segundo o coordenador de fiscalização eletrônica da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), Venício Sales, foram instaladas 31 câmeras no total em todo o binário para fiscalizar o desrespeito às faixas de ônibus. Ele explica que os demais veículos só poderão utilizá-las para fazer conversão à direita ou entrar em algum estabelecimento, sempre respeitando a sinalização existente. “É importante lembrar que o limite máximo permitido para o tráfego de carros particulares é de aproximadamente 100 metros”.
Para o empresário Paulo Macêdo, a medida só será positiva se tiver a colaboração de todos que trafegam nas vias. “Tem que ter consciência, tanto dos motoristas de ônibus, quanto dos condutores de carros próprios, se todos respeitarem seus limites, a medida vai funcionar sim, mas se cada um dirigir sozinho, a bagunça fica a mesma”, defende.
NOTIFICAÇÃO EDUCATIVA
Os infratores que desrespeitarem as regras de circulação, inicialmente, receberão notificação educativa. A aplicação de multas será iniciada somente após um mês de funcionamento efetivo dos equipamentos. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o valor da multa por transitar em faixa exclusiva é de R$ 53,20 e implica em três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
“Os veículos particulares poderão circular desde que respeitem as regras de circulação. As câmeras farão a leitura das placas dos veículos que passarem pelas faixas destinadas aos ônibus. Se, na câmera seguinte, a mesma placa for flagrada, ficará registrada a irregularidade. A partir de sábado o condutor só receberá uma advertência, posteriormente ele será multado”, acrescenta o coordenador.
OUTRAS INFRAÇÕES
Além das câmeras, outros quatro equipamentos de fiscalização eletrônica mistos, sendo dois em cada via, registrarão as demais infrações como excesso de velocidade, parada sobre faixa, avanço do semáforo e conversão proibida. Um efetivo de 24 agentes da AMC, distribuídos em três turnos, também atuam diariamente para coibir infrações e garantir maior fluidez do tráfego. As faixas exclusivas funcionarão nos dias úteis, de 5 às 21 horas, e aos sábados, de 5 às 16 horas. Nos domingos e feriados, o tráfego será livre.
“Há uma viatura percorrendo cada avenida e ruas secundárias a fim de assegurar o cumprimento às regras de circulação viária e ainda um reboque à disposição caso haja necessidade”, comenta.
AUMENTO DE VELOCIDADE
A implantação do binário aumentou em 44% a velocidade dos ônibus nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís. A medida integra o Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito (Paitt), que prevê estratégias a curto prazo para a melhoria da mobilidade da cidade.
O motorista de ônibus Jalmir Novais trafega diariamente pelo binário e acredita que a medida deixará o trânsito mais rápido. “Acho que vai ser muito bom, o binário em si, já melhorou muito o trânsito aqui nessa região e agora com as faixas exclusivas, vai diminuir o tempo que os passageiros esperam, principalmente nos horários com maior movimento”.
(O ESTADO - Jessica Fortes
jessicafortes@oestadoce.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário