sexta-feira, 1 de maio de 2015

Vitória do Vovô vira notícia em rede nacional

Mídia nacional exalta título: inquestionável

TARIK OTOCH
Da Redação
Além do título, da vaga na Copa Sul-Americana, do recorde de público, da renda milionária (recorde de arrecadação líquida no Estado) do ânimo extra para a decisão do Campeonato Cearense, o sucesso do Ceará na Copa do Nordeste rendeu ao clube grande exposição na mídia em cadeia nacional por toda a quinta-feira. Somente no turno da manhã em dois canais esportivos da TV por assinatura, a finalíssima do Nordestão repercutiu por 36 minutos. O programa Bate Bola 1ª Edição, da ESPN, comentou título alvinegro por 22 minutos na abertura da edição. Já o Redação Sportv, da emissora rival, abordou a decisão por mais 14 minutos.
A exposição do Vovô em TV nacional não parou por aí: as programações da tarde também falaram da Copa do Nordeste, assim como outras emissoras, a exemplo de Fox Sports, Band Sports e, principalmente, Esporte Interativo, canal oficial e principal parceiro do Nordestão, cuja programação expõe as marcas dos times regionais quase o tempo inteiro. O EI e a TV Verdes Mares exibiram o jogo ao vivo, com abrangência nacional. No saldo, incluindo telejornais e descontando emissoras locais e o canal oficial da Copa do Nordeste, o Ceará esteve exposto na TV para todo o Brasil por mais de uma hora nesta quinta-feira. Até a apresentadora Fátima Bernardes, ex-Jornal Nacional, parabenizou o Vozão em seu programa matutino na Rede Globo. São inserções que, mais do que massagear o ego de torcedores, significam maior comercialização da marca ‘Ceará’. O Alvinegro, hoje, é só sorriso.
Na internet
On-line, a exposição começou durante o jogo e ecoou por toda a quinta-feira. Fato raro para time cearense, a final do Castelão estampou a homepage nacional do site Globo Esporte, o maior do gênero no Brasil. No mesmo veículo, foi assunto de pelo menos três blogs. No UOL Esportes, além das matérias, dois blogs dedicaram posts ao Vozão. O mais comentado foi o de Juca Kfouri, também comentarista dos canais ESPN. “A decisão da Copa do Nordeste foi alucinante, no Castelão lotado e lindo, num show da torcida do Ceará, que chorou no ano passado ao ver a festa da Sport e que agora comemora o título numa noite memorável” – disse o jornalista. “Estádio belíssimo, gramado impecável, jogo lá e cá, o gol como objetivo, jogo vertical durante 90 minutos, um espetáculo. Fosse 5 a 3 ficaria melhor. E para qualquer lado, embora, de fato, por tudo, fosse mesmo a vez do Vozão”, continuou Kfouri.
No Terra Esportes, até a noite de ontem, matéria sobre o público no Castelão aparecia na homepage. O mesmo aconteceu no site da ESPN. Além disso, dois comentaristas da emissora de TV dedicaram linhas ao jogo e ao Ceará em seus blogs. O mais contundente foi Mauro Cezar Pereira. “Novamente, na decisão do título da região, o Vozão venceu o Bahia na quarta-feira e ganhou a taça perdida um ano antes para o rubro-negro pernambucano. (...) A força de clubes como o Vozão é inquestionável, evidente. Sua popularidade e as seguidas boas participações na grande competição do Nordeste apontam numa boa direção. O Ceará tem boa equipe e força popular para sonhar mais alto” – disse Mauro Cezar.
“Talvez ainda seja um sonho quase impossível ver um clube do Nordeste campeão brasileiro na Série A. Mas a paixão do povo pelo futebol e por seus times mostra que, com organização, é possível fazer mais. Pelo menos disputar a elite. (...) Que a força do Ceará campeão da ‘Lampions League’ impulsione ao Vozão e seus rivais da região. Para que mais times nordestinos não só participem como briguem com os da parte de baixo do mapa, desafiem o ‘Sul Maravilha’ na primeira divisão do futebol” – completou o comentarista.
(O ESTADO Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Cúpula Mundial sobre Transição Energética

Ceará será centro das discussões mundiais sobre transição energética Nos dias 28 e 29 de novembro, o Centro de Eventos do Ceará vai receber ...