sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Ciro promete três meses acabar com piscinão do HGF

Ciro Gomes tomou posse ontem como titular da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) e prometeu acabar com piscinão do HGF)









Foto: MAURI MELO
O novo titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Ciro Gomes, afirmou ontem, durante a cerimônia de transmissão do cargo, que sua primeira medida como secretário será a quitação das dívidas do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Juntas, informou o novo secretário, as pendências somariam cerca de R$ 32 milhões.
Ciro Gomes também reafirmou o compromisso de acabar, em prazo máximo de 90 dias, com o “piscinão” do HGF, área improvisada onde se amontoam pacientes à espera de um leito.
O irmão do governador Cid Gomes evitou críticas ao ex-secretário da Saúde, Arruda Bastos, mas assegurou que, ao contrário do seu antecessor, seria capaz de resolver o problema do “piscinão”. “O Arruda não podia fazer, mas eu posso porque tenho as costas largas. Pode vir Ministério Público, liminar, o que for. Tenho as costas largas porque não tenho o rabo preso. Na minha munheca ninguém pega. Essa é uma opção de vida que eu fiz”, garantiu.
De acordo com Ciro, o fim “piscinão” passaria pela recomposição da rede de atenção básica. “Aquilo não acontece, como as pessoas imaginam, por má vontade ou ineficiência. É porque o sistema não funciona. Tudo isso é um sistema que começa com o posto de saúde, que deve dar prioridade ambulatorial e, em Fortaleza, foi destruído nos últimos oito ou 10 anos”, avaliou.
Dívidas e custeio 
Conforme o recém-empossado titular da Sesa, a responsabilidade pelas dívidas não seria da antiga gestão da Sesa, mas da “turma do dinheiro”. “Vou trabalhar por resultado e não vou aceitar obstáculos artificiais. A Secretaria da Fazenda tem mesmo que arrecadar muito e gastar pouco, mas, para a Saúde, ela vai abrir a porta”, prometeu.
Ciro Gomes afirmou que existe um “descompasso” entre os investimentos realizados pelo Estado e a verba recebida pelo Governo Federal. “A proporção do financiamento para o custeio da saúde pública do Ceará não evoluiu nem um terço. Isso nos dá autoridade moral, compreendendo que dinheiro não se acha em calçada. Nós temos que economizar para poder ter moral para reclamar. Essa vai ser a primeira conversa que eu vou ter”, disse.
 Bastidores
Ciro Gomes chegou ao prédio da Sesa acompanhado da filha, Lívia Saboya, e da neta, Maria Clara, que roubou a atenção do avô em vários momentos da solenidade.
 A deputada Patrícia Saboya, ex-mulher de Ciro, também compareceu à cerimônia, realizada no auditório da Sesa.
 
Compareceram também representantes do legislativo e do executivo estaduais e municipais. Entre eles, o prefeito Roberto Cláudio, o vice-governador Domingos Filho, o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, e o presidente da Câmara, Walter Cavalcante.
 Ciro afirmou ter recebido ligação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “Ele disse que achou muito boa a minha nomeação. Eu agradeci e disse que, assim que tivesse tempo, ia lá dar um abraço nele”, relatou.

Ciro já chamou Alexandre Padilha de “lobista do Governo” (Federal).
(O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...