Álvaro Dias apresenta projeto que acaba com embargos infringentes no STF
Semana passada, Supremo acabou embargos no julgamento dos condenados no Mensalão
Na intenção de acabar com a reavaliação de penas de condenados pelo Supremo Tribunal Federal, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) apresentou, nesta segunda (23), um projeto de lei que acaba com os embargos infringentes na corte. Dias afirma que os embargos são "recursos totalmente incompatíveis" com o julgamento de ações penais analisadas pela corte.
A proposta altera a lei 8.030, de 1990, que regulamenta os processos que tramitam nos tribunais superiores. Para entrar em vigor, o projeto precisa ser aprovado no Senado e na Câmara dos Deputados. A proposta diz que não cabem embargos infringentes contra decisão que for tomada pelo plenário do Supremo.
Semana passada, o Supremo aceitaram os embargos e permitiu que 12 dos 25 condenados no julgamento do escândalo de corrupção do governo Lula - o Mensalão - tivessem direito à reavaliação de algumas de suas penas. Os ministros admitiram a apresentação dos novos recursos para os casos em que um condenado teve ao menos quatro votos a seu favor no julgamento realizado no ano passado. Com isso, réus como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha poderão escapar da prisão em regime fechado.
Fonte: Blog do Nassif
Nenhum comentário:
Postar um comentário