terça-feira, 17 de setembro de 2013

Mudanças na SSPDS

“Mudanças trazem mudanças”, a declaração foi proferida pelo novo secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Servilho Paiva, ao assumir a Pasta. Já na manhã de ontem, o que era advertência foi concretizado.  As exonerações de comandantes e dirigentes da Polícia Militar (PM), Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, marcaram as primeiras alterações de um gestor, que declarou ter em suas “costas”, a responsabilidade de trabalhar em busca de resultados enérgicos e urgentes, contra a violência no Estado. Estudiosos e parlamentares ligados à Segurança Pública, classificaram o cenário de mudança como “otimista” e “esperançoso”.
POLÍCIA MILITAR
Na manhã de ontem, Servilho Paiva exonerou o comandante geral da PM, Werisleik Pontes Matias, o comandante geral adjunto, Fernando Antônio Ávila de Góes, e o secretario executivo da PM, Antônio Gomes Filho. Para substituí-los, anunciou que serão nomeados, respectivamente, coronel Lauro Carlos de Araújo Prado, coronel Luiz Solano Austregésilo Teles, e o coronel Giovani Pinheiro da Silva.
POLÍCIA CIVIL
Já na cúpula da Polícia Civil, as mudanças atingiram o delegado geral, Luiz Carlos Araújo Dantas; o adjunto, José Nival Freire da Silva, e o chefe de gabinete, Antônio Castelo de Barros. Para assumir os cargos, serão nomeados, respectivamente, Raimundo de Sousa Andrade Júnior, Marcus Vinícius Sabóia Rattacaso e Rafael Bezerra Cardoso.
CORPO DE BOMBEIROS
Já no Corpo de Bombeiros foram exonerados o comandante geral, coronel Joaquim dos Santos Neto, e o secretário executivo, João Carlos de Araújo Gurgel. Para assumir as vagas, o novo secretário nomeará o coronel João Carlos de Araújo Gurgel, coronel Francisco Nicanor Lobo de Queiroz.  Já o comandante adjunto coronel Heraldo Maia Pacheco foi mantido no cargo.
De acordo a SSPDS, por enquanto, não estão previstas alterações nas chefias da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e nem na Academia Estadual de Segurança Pública (AESP), permanecendo, respectivamente, nos cargos Maximiano Barbosa Leite Chaves e o coronel John Roosevelt Rogério de Alencar.
O secretário de Segurança Pública também enfatizou que os novos titulares, assim como os que permanecem nos cargos, “foram orientados e autorizados a promover as mudanças necessárias pertinentes às atuais chefias e ou comandos, buscando servidores com perfil integrador e adequado a cada função (gestão/operacional), com espírito público e força de trabalho, necessários à melhoria do nosso sistema de segurança, que passa necessariamente por uma gestão de resultados urgentes na redução dos números de homicídios e do s crimes contra o patrimônio”.
REPERCUSSÃO

O professor César Barreira, do Laboratório de Estudo da violência da UFC, avaliou que as mudanças na Secretaria, “não são de cunho político, mas de atitude”, tendo em vista, os índices exorbitantes de violência no Estado.  “Eu acho que essas mudanças apontam para um possível retorno da tranquilidade da população. A mudança, principalmente do secretário, aponta para uma questão positiva, pelo fato de que ele traz uma experiência positiva da Secretaria de Segurança de Pernambuco, na qual foi gestor”.  Sobre as modificações nas cúpulas das Polícias e do Corpo de Bombeiros, César Barreira avaliou como “natural”, ressaltando que os cargos são de confiança do novo secretário. (O ESTADO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...