terça-feira, 17 de setembro de 2013

Prefeitura e Estado em sintonia para acabar "piscinão" do HGF

Contrariando sua personalidade polêmica, Ciro Gomes, secretário de Saúde do Estado, evitou falar sobre política. Não teceu comentários sobre os rumores que apontam a retirada de Eduardo Campos da base do Governo Federal e não mencionou Luizianne Lins. Seguindo seu discurso ao assumir a Pasta, Ciro manteve-se centrado nos assuntos pertinentes à Pasta. Em reunião, ontem, com o prefeito Roberto Cláudio e a secretária de Saúde do Município, Socorro Martins, no gabinete da Prefeitura, Ciro discutiu ações conjuntas entre os dois governos. Entre as medidas, estão estratégias para desafogar as emergências do Instituto Dr. José Frota (IJF) e Hospital Geral de Fortaleza (HGF).
Ciro garante que acabará com o “Piscinão” do HGF no tempo recorde de 90 dias. Além disso, o secretário e Roberto Cláudio prometeram reduzir as filas de espera para cirurgias eletivas no HGF e IJF. Para isso, eles adiantaram que haverá a contratação de 250 leitos em hospitais conveniados. Também, está nos planos à contratação de leitos para oferecer atendimentos a pacientes que possam recebê-los em casa.
Na avaliação de Ciro, o Hospital Geral de Fortaleza, com uma reforma, pode abrir espaço para mais leitos. “Percebi que derrubando umas paredes que têm lá (HGF) posso abrir mais de 50 leitos. Já no Waldemar Alcântara, com pouco mais de R$ 2 milhões, poderemos ter mais 60”, explicou o secretário, acrescentando que realizará um mapeamento na rede hospitalar pública e privada para ver o que é possível ampliar.
RESULTADOS
Roberto Cláudio mostrou no discurso que está otimista com os resultados que os esforços conjuntos, entre Município e Estado, podem trazer para a população. “Até o final deste ano, os resultados serão notados pela população”. O prefeito demonstrou, ainda, muita confiança no potencial administrativo do titular da pasta de Saúde do Estado. “Recursos não vão faltar. O Ciro tem muita credibilidade junto à população e à rede hospitalar privada. A Prefeitura tem recursos disponíveis e ainda vamos receber o apoio do Governo do Estado e do Governo Federal”, assegurou.
E sobre os recursos para realizar as ações anunciadas, Roberto Cláudio disse que ainda não sabia os valores que seriam aplicados. No entanto, garantiu que não faltarão recursos para colocar os planos em prática. “Não faltarão recursos por parte do Governo do Estado, pois isso já foi dito pelo Ciro. Também, não faltarão por parte da Prefeitura. Além disso, o Ministério da Saúde irá nos dar suporte”, afirmou.
PRIORIDADE
Segundo Ciro Gomes, desafogar os corredores do Hospital Geral de Fortaleza é prioridade do governo Cid Gomes. Ele pretende remanejar os pacientes que hoje ocupam o “Piscinão” do HGF.  Conforme o secretário, a unidade hospitalar está operando muito além de sua capacidade. “Daremos um destino digno a essas pessoas com um conjunto articulado de providências. Dois pacientes já saíram para fazer neurocirurgia, num hospital privado, pago pelo governo”, comentou.
Após eliminar a superlotação no HGF e IJF, Ciro revelou que outros hospitais da Cidade também receberão a intervenção do Governo para desafogar o atendimento.
EM TEMPO...
Ciro Gomes não pode errar como secretário estadual da Saúde, porque se fizer isso vai causar muitos transtornos para o grupo político do governador Cid Gomes. O alerta é do deputado federal peemedebista Danilo Forte, acrescentando que Cid Gomes tirou de dentro de casa o que acha que será a solução para a saúde.
Segundo Forte, o governador deixou de lado a questão técnica, porque Ciro Gomes não é médico, para apostar na qualidade da gestão administrativa. “A área da Saúde é muito complexa e ao assumir essa Pasta Ciro Gomes estará enfrentando mais um desafio que deverá ter resultado positivo para o bem da população”, avaliou.
O parlamentar, por outro lado, confessou que leva fé no trabalho de Ciro Gomes como secretário estadual da Saúde, justificando que ele é muito preparado e com uma boa equipe de trabalho tem condição de produzir uma boa administração. (Com informações de Tarcísio Colares)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...