Cada empresa está divulgando o seu concurso por meio de um site específico, no qual constam todas as explicações sobre o prêmio, tais como que tipo de ideia a empresa busca, quem pode participar, o que ela oferecerá como premiação, etc. A Esmaltec divulga nowww.esmaltec.com.br. Ao acessar, o interessado clica na barra superior em Inovação Aberta. Já a Biomátika no endereço eletrônico www.premiobiomatika.com.br.
Toda a sociedade pode participar. O interessado que quiser enviar uma ideia fará uma pré-inscrição no site e receberá uma senha, pessoal e intransferível. Uma vez cadastrado, poderá ter acesso ao Formulário de Apresentação de Ideias, preencher e enviar à Comissão Organizadora do Prêmio. Cada pessoa poderá inscrever quantas ideias desejar. A inscrição será feita sempre por uma pessoa física que pode estar agindo em seu próprio nome, em nome de uma equipe ou ainda representando uma empresa/instituição.
Encerradas as inscrições, as empresas iniciarão um processo de avaliação e será divulgado o nome dos participantes que passaram à segunda fase de apresentação. Nesta fase, os candidatos receberão novos formulários para detalhar suas ideias e deverão mostrar capacidade de implementação em equilíbrio com o custo e geração de resultados (viabilidade). Depois, será feita nova avaliação e deverão ser selecionadas as melhores ideias. Os vencedores apresentarão suas propostas e serão premiados no evento de encerramento.
Empresas participantes
Esmaltec é líder nacional no mercado de fogões e produz também a chamada "linha branca" de eletrodomésticos. A Biomátika é uma indústria de produtos cosméticos que utiliza matéria-prima extraída da natureza para fabricar itens voltados à beleza, higiene e cuidados pessoais.
Projeto Inovação Aberta
Tradicionalmente, a inovação ocorria dentro das fronteiras das organizações. Com o passar do tempo, percebeu-se que significativos fluxos de ideias promissoras, recursos tecnológicos e capital humano altamente qualificado poderiam adentrar nas empresas, a partir de ligações com universidades, institutos de pesquisa, fornecedores, concorrentes, clientes e outros stakeholders. O grau de inovação das indústrias pode ser elevado mais rapidamente por meio da combinação de recursos internos e externos. Este é o benefício mais expressivo da adoção da inovação aberta.
Alinhado a tal perspectiva, o Projeto Inovação Aberta tem o objetivo de estimular empresas a elevar o nível de competitividade por meio de chamada aberta para pequenas empresas e startups para colaboração em inovação em todos os campos de atividade da empresa (produtos, processos, organização, comercialização, financiamento).
O projeto se inicia com a identificação de setores com demandas por inovação, especialmente nos setores eletrometal-mecânico e químico, que já vêm sendo trabalhados pelo Projeto UniEmpre. Em seguida, são realizadas visitas individualizadas às empresas para apresentação do projeto com posterior adesão ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário