A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), quer fortalecer o setor industrial cearense estreitando a parceria Brasil/União Europeia em assuntos relacionados à cooperação para transferência de conhecimento, inovação e tecnologia. Para se inteirarem sobre esses temas no Ceará, o Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI) articulou encontros, de 21 a 25 de janeiro (terça-feira a sábado), entre o coordenador da área de Estudos Estratégicos e do Desenvolvimento no Instituto Marquês de Valle Flor, de Portugal, Fernando Jorge Cardoso, o diretor-adjunto de Educação e Tecnologia da CNI, Sérgio Moreira, e representantes do ecossistema de inovação do Ceará, como governo estadual, academia e empresários.
Nessa terça-feira, o presidente da FIEC, Roberto Proença de Macêdo, receberá Fernando Cardoso e Sérgio Moreira para uma reunião, na Casa da Indústria, com os diretores do Sistema FIEC, incluindo o diretor corporativo do INDI, Carlos Matos. Os encontros serão realizados nas salas da Diretoria, no 5ª andar, e Vip, na Cobertura.
Os representantes das Casas do Sistema FIEC apresentarão os projetos voltados para inovação e tecnologia, como o recém-inaugurado Instituto SENAI de Tecnologia (IST) em Energias Renováveis, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece e o INDI, por meio do Programa Universidade-Empresa (Uniempre), que tem como objetivo adensar o ecossistema de inovação, aproximando academia, governo e indústria.
Nos quatro dias seguintes, estão agendadas reuniões com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon/CE), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea/CE), Assessoria de Assuntos Internacionais do Governo do Estado, com as secretarias Especial da Copa, Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Infraestrutura, Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (Unifor), Centro Universitário Christhus (Unichristhus), FA7, IFCE e empresários de diversos setores da indústria.
Com as universidades e faculdades, o representante da CNI e do instituto português vão debater a atual situação sobre o ensino de engenharia no estado. Na conversa com os industriais, serão discutidas as possibilidades de parcerias com áreas industriais, visando a transferência de conhecimento, tecnologia e inovação. A programação se encerra com palestra proferida por Fernando Cardoso para todos os representantes das casas do Sistema FIEC e os integrantes do governo, academia e entidades de classe, como Sinduscon Ceará e Crea, na sede do Sistema FIEC, em Fortaleza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário