sábado, 26 de setembro de 2015

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

                                               ENFRAQUECIMENTO DO PT
Julieta Brontée
            A presidenta Dilma conseguiu manter não apenas os vetos a tudo que ameaçasse seu ajuste fiscal, mas certamente deu um freio a qualquer pretensão de abertura de processo de "impeachment" para tirá-la da presidência com a cessão de dois Ministérios de peso ao PMDB: o Ministério da Saúde e o da Infra-estrutura. O primeiro, inclusive, retirado das mãos do PT do ABC.
            Além de tornar o PT ainda mais fraco, dentro do governo, Dilma deu sinais claros de que o PMDB é quem dá as cartas nesse segundo mandato, tornando sua retirada no posto que ocupa desnecessária.
            O PT, hoje, não passa de um figurante indesejável no próprio governo que finge comandar, ao ponto de alguns até sugerirem a Dilma que mude de Partido, se ainda quiser preservar um pouco a própria imagem, pois essa estratégia tem sido utilizada por alguns políticos, como o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, que trocou o PT pelo PSD, para concorrer à reeleição, tal o desgaste da legenda perante o eleitorado, em razão dos escândalos de corrupção trazidos à tona desde o Mensalão, passando agora pela Operação Lava Jato.
            O fato é que apesar de uma gama enorme de Partidos estar envolvida com a corrupção do Mensalão e da Lava Jato, no imaginário popular, foi o PT que findou por pagar o pato e dificilmente a legenda conseguirá se descolar dessa imagem, principalmente, porque na mente da população, o Mensalão deveria ter servido de lição, mas pelo visto, serviu apenas de treinamento.

                                               CURTO CIRCUITO
Eu, não!
****  Acusado de todas as desgraças causadas pelas medidas destinadas a equilibrar a economia, o ministro Levy, da Fazenda, vem a público para negar peremptoriamente nada ter a ver com a redução de 30% das verbas para o Sistema S – Sesc, Senac, Senai e Sext. Mas os industriais, vêm na redução a digital dele...
Remédios
****    Para especialistas em pesquisas, os números desastrosos atribuídos à gestão do prefeito Roberto Cláudio, ele dispõe de um “santo remédio”, para sair desse desconforto: diminuir o empenho por mexer em ruas e avenidas, e concentrar todos os seus esforços na Saúde,  necessidade maior para toda a população.
Descalabro
****    Para os brasileiros, não há visão mais desoladora do que a tabela da  evolução da subida do dólar desde a saída do presidente FHC até hoje. Para se ter idéia, a moeda norte-americana, de 1994 a 2015, nesta semana, valorizou-se em nada menos do que 400%, E dizer que uma verdinha já custou 01 (um) realzinho...
Tiro e queda
****   No triste episódio de um juiz – Chagas Barreto – flagrado mercantilizando  liminares, o presidente interino do TJCE, desembargador Assis Figueiredo decidiu reabrir a sessão passada, quando 20 dos 30 desembargadores presentes já haviam votado pela condenação. Isso é que se chama fazer justiça a começar de casa.
   Boca rica
****    Alheios às críticas sobre a luta política pela presidência da OAB-CE, os candidatos formam fortes blocos para a disputa que se desenha das mais acirradas. Como exemplo, a situação alia-se ao ex-adversário Erinaldo Dantas, e a oposição  se desdobra pela dupla Kennedy-Edson Santana. Mas tem muito mais.
Delirantes

****    Mesmo com o legislativo federal está com todas as suas atenções voltadas para em “imbróglio” das matérias polêmicas que mexem com a estabilidade do país, a turma da Apeoc foi “pastorar” deputados no Aeroporto Pinto Martins, cobrando empenho para que o ore-sal seja todo destinado à Educação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...