terça-feira, 22 de setembro de 2015

Defesa do Consumidor vai discutir programas de milhagem

"A Comissão de Defesa do Consumidor deve discutir, em audiência pública, nesta quarta-feira (23), o Projeto de Lei 2303/15 que propõe a regulação de moedas virtuais e dos programas de milhagem.

Hoje, o mercado de milhas aéreas movimenta cerca de R$ 2 bilhões por ano. As chamadas "moedas virtuais" também estão ganhando cada vez mais destaque nas operações financeiras atuais.

A preocupação crescente com os efeitos dessas transações motivou o Banco Central Europeu a se reunir em 2012 para produzir um relatório, atualizado em fevereiro deste ano. O documento aponta os riscos a serem monitorados como a estabilidade financeira, a defesa do consumidor e a utilização desses recursos para atividades criminosas, especialmente lavagem de dinheiro.

O autor do projeto, deputado Aureo (SD-RJ), explicou as vantagens da regularização do serviço para os consumidores. "O benefício é muito claro. Você hoje tem grandes empresas disponibilizando uma moeda virtual, mas você não sabe se ela tem caixa hoje para disponibilizar aquilo. Então, amanhã ela pode quebrar, e tudo o que você tem acumulado de moeda virtual pode acabar do dia para a noite. Isso ocorre porque não existe regulamentação."

A audiência deve contar com a participação de representantes do Banco Central do Brasil, do Conselho Nacional de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJ) e dos programas de milhagens Smiles e Multiplus Fidelidade.

O plenário ainda não foi definido para o encontro, que terá início às 14 horas."

(Agência Câmara Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...