quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Alô, alô!!! Assistência Jurídica gratuita

Alô Defensoria já contabiliza mais de 95 mil atendimentos


Você precisa de assistência jurídica e não tem como pagar pelo serviço? Gostaria de acompanhar o andamento de um processo mas não sabe como? Para resolver essas e outras dúvidas de como acessar a Justiça de forma gratuita, a Defensoria Pública Geral do Estado disponibiliza o Alô Defensoria, pelo número 129.
Disponibilidade
O serviço está disponível das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, e recebe ligações de telefone fixo ou telefone público (orelhão), de qualquer lugar do Ceará. O serviço que conta com quase 95 mil atendimentos desde o seu início, em março de 2011, tem como objetivo facilitar o acesso das pessoas que necessitam de assistência jurídica, seja com demandas iniciais ou com processos em trâmite.
Ligações
O recebimento das ligações é feito por seis atendentes, por meio de um sistema próprio que auxilia na disponibilização das informações processuais, no caso de dúvida. Além disso, o Alô Defensoria oferece um pré-atendimento, informando os documentos necessários, horários de funcionamento de cada núcleo e encaminhando o cidadão para o local certo, no qual receberá atendimento de um defensor público.
No ano de 2015, por exemplo, o Alô Defensoria prestou serviço a 17.505 pessoas, tendo em janeiro o ápice dos seus atendimentos, com 1835 ligações. Na primeira semana de janeiro de 2016, o serviço já recebeu 290 ligações, vindas de todo o Estado. As demandas envolvem informações processuais, busca e apreensão de bem móvel, divórcio, pensão alimentícia e informação de atendimento.
Importância
Atendente do serviço há cinco anos, Maria Valdeci, falou sobre a importância do trabalho que realiza. “Por meio do Alô Defensoria, o contato direto com o assistido da Defensoria Pública foi facilitado e isso começou refletir diretamento no desempenho e funcionamento da instituição. Além de prestar o serviço, nós recebemos, também, por meio do 129, ligações de pessoas que telefonam para agradecer e dizer que o serviço deu certo”.
Treinamento
Em 2016, os planos para otimizar o atendimento envolvem, principalmente, o treinamento da equipe, explica a supervisora do Alô Defensoria e defensora pública, Samia Costa. “Nós pretendemos realizar capacitações para as atendentes do 129, relacionadas ao atendimento e ao domínio das questões jurídicas. Além disso, temos a intenção de ampliar a divulgação do número ao público”.

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