sexta-feira, 27 de setembro de 2019

COLUNA PRETO NO BRANCO


                            
AS PODEROSAS


            Baseada no fato de que as mulheres são maioria entre os 120 milhões de eleitores do Brasil, a deputada estadual Patrícia Aguiar, do PSD, resolveu tomar às costas uma campanha em nível estadual no sentido de que, para o próximo pleito, seja triplicado o número de mulheres candidatas a prefeita e a vereadora na capital o no interior do estado do Ceará. Para isso, entretanto, é necessário uma grande mobilização, inclusive com a participação de mulheres que sejam destaque em nosso estado e no país para movimentar a classe feminina.
            Para a deputada tauaense, assim como outras mulheres com assento na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados, a minoria de mulheres nos parlamentos começa naquela Casa do povo, nas Câmaras Municipais e Prefeituras.
Para melhor motivar as mulheres a se candidatarem, deverá haver a participação de parlamentares vitoriosas de vários estados. Para melhorar o número de mulheres eleitas, é preciso que haja muita atividade nas alas femininas de cada um dos partidos. E que os homens não atrapalhem.

                                               CURTO CIRCUITO
FACÇÕES
Chamou atenção o fato revelado pela Operação Torres, da Polícia Federal em colaboração com o GAECO do MPCE, de que os ataques ocorridos no Ceará, nos últimos dias, tenham sido comandados de dentro de um presídio na cidade de Limoeiro, em Pernambuco, onde o fundador da facção que comanda os ataques se encontra preso. Em Pernambuco, o Secretário de Justiça, responsável pela gestão dos presídios, já foi investigado e inocentado por declarar numa audiência pública que ficava de conversa, pelo celular, com os presos. Se ele pode...

NO CEARÁ NÃO TEM DISSO NÃO

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária, o problema dos celulares nos presídios cearenses já teria sido resolvido. De acordo com a SAP, as comunicações dos membros das facções presos com seus subordinados a quem ordenaram os ataques que aterrorizam o Estado desde o começo do mês teriam sido transmitidos por intermédio de advogados e familiares. Um advogado chegou a ser preso portando bilhetes trocados entre membros de facções.

TERRORISMO CONTINUA

Chega ao sétimo dia  a onda de ataques incendiários no Estado do Ceará, em especial, em Fortaleza. De sábado (21), até esta sexta-feira, foram contabilizados mais de 20 atentados ou tentativas.

GDE
Segundo informações, os ataques terroristas no Ceará são comandados pela facção Guardiões do Estado – GDE Diga-se de passagem, o título nem de longe faz jus às ações terroristas praticadas em nosso Estado. A revolta dos bandidos é em protesto ao endurecimento nos presídios, onde foi implantado o não ao celular, não à tomadas e não à visitas íntimas.

FECHANDO O CERCO

O governador Camilo Santana tomou folego e já mandou recado: Acabaram-se as mordomias.  Segundo ele, “o governo do Estado tem atuado dentro e fora das prisões, cortando comunicação, isolando e transferindo chefes criminosos, punindo de forma rigorosa atos de indisciplina e acabando com todo e qualquer tipo de regalia nos presídios”.  Pelo visto, o governador engrossou mesmo o cangote.

FALÁCIA
Enfraquecidos pelos próprios erros, revelados pelas mensagens divulgadas pelo Intercept, os membros da Lava Jato, autoproclamados República de Curitiba, como se fossem, de fato, um Estado e um Poder à parte, propagam, em redes sociais, que a decisão de ontem, do STF, que garantiu o direito de defesa a delatados anularia mais de 32 decisões da Operação.

FALÁCIA II
A verdade, porém, é que os únicos culpados dos eventuais anulações serão procuradores e juízes que negaram aos delatados algo que a Constituição garante a todos: o direito de contraditar seus acusados, aí incluídos, obviamente, quem delata e passa à condição de acusador, ao lado do Ministério Público, de quem é colaborador e ainda "premiado". 

TRANSPARÊNCIA
O Tribunal de Contas do Estado do Ceará divulgou o resultado do monitoramento dos portais de transparência municipais, referente ao exercício de 2018. A média geral de prefeituras e Câmaras Municipais foi de 8,56 e 8,66, respectivamente. A menor nota observada foi 6,5, da Prefeitura de Pacatuba. Granjeiro, São João do Jaguaribe e Umari – alcançaram a maior nota 9,75. 

TRANSPARÊNCIA II
Dentre as Câmaras Legislativas, As menos transparentes são as de Itarema, Milhã e Tianguá, com nota 6, enquanto as mais transparente, com a nota máxima, 10, são as câmaras municipais de Baixio e General Sampaio.

                        CURTO CIRCUITO
JUSTA HOMENAGEM A VT
O centenário de nascimento do governador, senador e ministro Virgílio Távora foi lembrado em sessão solene, nesta quinta-feira (26/09), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. Durante o evento, também foi homenageado – com a Medalha Virgílio Távora – o engenheiro e ex-deputado César Barreto Lima. A homenagem foi proposta pelos deputados Evandro Leitão (PDT) e Heitor Férrer (SD) e subscrita pela deputada Dra. Silvana (PR). 

ESTADISTA
 Com o evento, a Assembleia pretende lembrar à sociedade quem foi VT. “Virgílio Távora foi um estadista no sentido lato do vocábulo, não só pelos dotes da liderança que empreende com naturalidade a conquista de seguidores para ideias e ação, como pela determinação de transpor obstáculos e construir pontes para o futuro”, destacou um dos autores da proposta, o deputado Heitor Ferrer (SD). O ministro emérito do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar, foi uma das autoridades presente à solenidade.

SAQUE DO FGTS

Tem inicio nesta sexta-feira (27), o pagamento de até R$ 500,00 por conta do FGTS. Nessa leva, têm direito a receber os trabalhadores que nasceram nos meses de maio, junho e julho e agosto. Os saques poderão ser feitos para quem tem conta poupança ou conta-corrente na CEF.

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

A Assembleia Legislativa do Ceará realiza, logo mais, às 19h, no plenário 13 de Maio, homenagem ao Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, que transcorre nesta sexta-feira (27).  A iniciativa atende a requerimento do deputado Leonardo Pinheiro (PP), e subscrito pelo deputado Carlos Felipe (PCdoB).
HOMENAGEADOS
Segundo Leonardo Pinheiro, o evento tem como objetivo maior homenagear os profissionais que trabalharam para tornar o Estado “fila zero” em transplante de córneas. Na oportunidade, são homenageados a coordenadora da Central de Transplantes do Ceará, a médica Eliana Régia; o perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Ricardo Antônio Macêdo Lima; a diretora técnica do Banco de Olhos do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), a médica Marineuza Rocha Memória; a ex-diretora da Divisão de Auditoria da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) Lílian Beltrão e o enfermeiro José Wagner Brito de Sousa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...