sábado, 14 de setembro de 2019

POLÍTICA: COTAS PARA MULHERES


Desafios da participação feminina na política é tema de debate na terça

As comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; e de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados discutem na próxima terça-feira (17) as cotas para mulheres e o desafio da participação feminina na política.
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Hoje a Câmara tem 77 deputadas. É o maior número da história
O debate foi proposto pelas deputadas do Psol Sâmia Bomfim (SP), Fernanda Melchionna (RS), Áurea Carolina (MG) e Talíria Petrone (RJ). Elas lembram que, desde 1995, há uma regulamentação no Brasil que prevê cotas de 30% nas listas de candidaturas proporcionais em todas as esferas de poder.
Apesar de hoje a participação feminina na Câmara ter aumentado mais de 50% nas últimas eleições, os índices de participação política feminina no país são ainda muito baixos.
Segundo as parlamentares do Psol, esse salto se explica por conta da obrigatoriedade do investimento do fundo eleitoral partidário nas candidaturas de mulheres, e não apenas a reserva de candidaturas femininas.
Hoje as mulheres ocupam 15% das 513 cadeiras da Câmara. Com 77 deputadas exercendo o mandato, essa é a maior bancada feminina da história da Casa.
As deputados, no entanto, alertam que ainda há muito para avançar e que o Brasil segue sendo um dos últimos colocados em participação política das mulheres e promoção de igualdade de gênero nos espaços de poder.
Foram convidadas para discutir o assunto, entre outras:
- a ex-ministra do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), Luciana Lóssio;
- a promotora de Justiça de São Paulo Vera Lúcia Taberti; e
- a cientista política e professora da Universidade de Brasília, Flávia Biroli.
A audiência será realizada no plenário 12 a partir das 10 horas.
Da Redação - ND
Fonte: 'Agência Câmara Notícias'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...