O 7 de Setembro na Beira Mar em Fortaleza
A comemoração dos 193 anos da Proclamação de Independência do Brasil reuniu, durante a manhã de ontem, cerca de 40 mil pessoas na Avenida Beira Mar, em Fortaleza, para assistir já o tradicional desfile cívico-militar. O desfile contou com a participação de oito mil pessoas, entre civis e militares. Segundo a organização, além de alunos de estabelecimentos de ensino, associações e agremiações civis, participaram do desfile os oficiais praças de todas as Organizações Militares da 10ª Região Militar, cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), militares da Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar do Ceará e Corpo de Bombeiros. A governadora em exercício Izolda Cela participou da solenidade, que teve início por volta das 9 horas, com revista à tropa realizada pela chefe do executivo e o comandante da 10ª Região Militar, general de divisão Marco Antônio Freire Gomes.
O corretor de imóveis José Batista, 49, esteve presente com a família e disse ter se emocionado com os desfiles. “Todos os anos venho com minha esposa e meus filhos. Acho esta data uma das mais importantes do Brasil. É muito bonito ver e sentir que o patriotismo ainda está vivo nos corações dos brasileiros apesar das inúmeras decepções que estamos vivenciando nos últimos anos. O amor pela pátria ainda está vivo e isso significa que ainda há esperança de futuros melhores”, falou.
Trânsito
A concentração aconteceu na esquina das Avenidas Barão de Studart com Historiador Raimundo Girão, no Bairro Meireles. Uma operação especial de trânsito e transporte foi feita para facilitar o acesso ao desfile em comemoração à Independência do Brasil. O trabalho teve início à meia-noite de ontem. Ao todo, 40 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) fizeram a coibição de estacionamento ao longo da Av. Beira Mar. Às 5 horas da manhã, a AMC chegou para reforçar o efetivo com mais 150 agentes, que realizou os bloqueios durante o cortejo.
A operação bloqueou as avenidas Pessoa Anta, Almirante Barroso, Historiador Raimundo Girão e Beira Mar, no trecho compreendido entre a Avenida Alberto Nepomuceno e o Mercado dos Peixes, além da Avenida da Abolição, desde a Frei Mansueto à Via Expressa. O percurso foi dividido em área de concentração, área de cortejo e área de dispersão. A AMC explicou que, devido aos bloqueios, os semáforos da região foram ajustados para se adequar ao fluxo. O fim da operação aconteceu por volta das 13 horas.
Transporte
Em virtude do desfile, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforçou a frota de coletivos com 57 veículos extras à disposição do controle operacional dos terminais de integração, das 6 horas até o retorno por volta das 20 horas, facilitando o deslocamento da população ao evento e às praias.
A professora Luciana Feitosa, 32, foi até o desfile de transporte público e parabenizou a organização. “Eu peguei o ônibus expresso do Terminal do Papicu e rapidinho cheguei na Avenida Beira Mar. Não estava lotado e não esperamos muito”, disse Luciana que preferiu deixar o carro estacionado em casa. “Deixamos o carro em casa para não ter incômodo de ter que deixar ele estacionado muito distante e exposto na rua”, acrescentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário