quinta-feira, 11 de julho de 2019

A “feira” dos demagogos



                                  
       Fim do primeiro grande capítulo da novela da reforma da Previdência. Embora mais do que previsível, a tramitação e os debates finais da matéria conseguiu se superar como o maior festival de demagogia da história da Câmara baixa de nosso país. Quem acompanhou “pari passu” as longas horas de lero-lero a que tiveram direito os parlamentares,  testemunhou alguns poucos bons discursos, com conteúdo, lógica e erudição. Entretanto, assim como nas votações de “impeachment”, reinou a demagogia desenfreada de defensores e de adversários radicais da reforma. Alguns acertaram, ao culparem governos anteriores, que não se preocuparam em tentar consertar os erros e as bandalheiras praticadas, que afundaram o sistema previdenciário brasileiro.  
Da parte da oposição, foi o palco, a grande vitrine para petistas, pedetistas, psolistas, comunistas e outros “istas”, descarregarem toda sua fúria contra a reforma, contra Bolsonaro e contra Sérgio Moro, que usarão quando das campanhas para suas reeleições.
 Quem conhece a maneira como os parlamentos de países democráticos se comportam em debates assim, sente a brutal diferença de níveis e estilos de tratamento entre grupos opositores. Em sua maioria, os contendores dessa batalha mais zelaram pelas suas imagens perante os eleitores do que para a própria reforma, que tem virtudes e defeitos, mas que, sem dúvida, é necessária.
No mais, o que reinou mesmo foi uma grande demagogia por tudo quanto foi lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...