sábado, 27 de julho de 2019

PRETO NO BRANCO - Coluna publicada no jornal O ESTADO


                           INCENTIVANDO O DESEMPREGO
Julieta Brontée

         A imprensa até que tem tentado chamar a atenção das autoridades, assim como das entidades defensoras dos trabalhadores, mas o assunto parece não estar comovendo nenhum dos dois setores, ou seja, a onda de demissões de trabalhadores do setor de transporte coletivo. E enquanto isso  nada menos do que 715 trocadores de ônibus estão desempregados, por conta de uma medida chamada de “auto-atendimento”, que dispensa trocadores e atende apenas a passageiros portadores de cartões.
         O alvo, afirmam os membros do Sindicato dos Proprietários de ônibus –SINDIÔNIBUS – é modernizar e tornar mais prático o relacionamento dos passageiros com os transportes que estes utilizam. Tem mais. Para esses empresários, que ganham milhões nas costas de seus funcionários, essa seria uma das maneiras de como eles se livrarem da ação de bandidos que assaltam os trocadores para levar o dinheiro apurado. Ou seja, o interesse maior nada tem a ver com o bem estar e a segurança dos passageiros.
         Diante do exposto, entendemos tratar-se de mais uma ideia infeliz, que só trará mais desemprego, quando o país luta contra essa ameaça que paira sobre os chefes de família que dele dependem. O fato é que, em consequência dessa “modernidade”, o SINTRO – Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Coletivos denuncia assustado que nessa marcha, ninguém vai impedir a demissão de mais de 1.500 trocadores, o que, pelo visto não tira o sono de nenhum dos empresários do setor.
                      CURTO-CIRCUITO    
DECEPÇÃO
O suposto hacker preso  pela PF suspeito de invadir celulares de autoridades como Sérgio Moro e Deltan Dallagnol, apesar da alcunha "Vermelho", para tristeza dos governistas, é “Vermelho” mas não em estrela,é filiado ao DEM. Tenderam?

VIOLÊNCIA
Apesar dos dados divulgados pelo governo do Ceará dando conta da diminuição da violência, isso não tem sido sentido pela população que se depara diariamente com crimes bárb aros, como o recente assassinato de uma jovem por dívida de 1500 reais com um agiota.

PARAÍBAS
O protagonismo do governador da Bahia, Rui Costa, na reação contra os ataques racistas de Bolsonaro contra os nordestinos não passou desapercebido a analistas políticos que já veem o petista como potencial candidato de seu partido à sucessão do Capitão. A Bahia é o maior e mais rico Estado do Nordeste e o governador tem apresentado altos índices de aprovação.]

UTOPIA
O presidente Bolsonaro assinou decreto criando o Comitê de Monitoramento do Mercado de Gás Natural. A medida visa acabar com o monopólio da Petrobras, responsável pela produção e distribuição do gás para todo o país. O decreto implanta uma sadia concorrência para a distribuição desse produto, que poderá ter o seu preço abatido em 40%. Acredite se quiser.

PRESSA NA TRANSPOSIÇÃO
 Depois de passar por tantas maçadas e enrolações, a Comissão Especial de Monitoramento das Obras da Transposição do Rio São Francisco para o Ceará resolveu, segundo o seu presidente, deputado Guilherme Landim, dar “uma dura” em cima do Ministério do Desenvolvimento Regional sobre a liberação de recursos para as obras. Para isso, quer a realização de uma audiência na Assembleia Legislativa, com a presença de representantes do referido Ministério.

NÃO FOI FALTA DE AVISO 
Por mais que alguns deputados votados na região da Ibiapaba e na de Crateús queiram despistar, cerca de 20 municípios dessas duas áreas poderão terminar cedendo preciosos espaços para o Piauí. Nada contra o vizinho estado. O problema é que, enquanto o responsável pela Comissão de Novos Municípios e dos Limites, Luiz Carlos Moura, com dados em mãos mostrava esse risco, achou-se que eram apenas ameaças de “fogo amigo”. Não era.

FUTURO PARA A GAROTADA
  O assunto, embora aparentemente superficial, é dos mais importantes e do interesse de toda a garotada da capital e da RMF. Vem aí chances para a meninada crescer no futebol, e terminar indo ganhar muitos dólares... na China. Para isso, o prefeito Roberto Cláudio firmou com representantes da grande cidade chinesa de Dah Lian intercâmbios, incluindo o financiamento da implantação de moderna escolinha destinada a preparar futuros craques para o futebol chinês.

O “ROLO” DO FUNDEF
 – Tem tudo para render bastante o “pega” entre os sindicalistas ligados à classe do magistério e a Prefeitura de Fortaleza. O fato é que, segundo o SINDIUTE, a classe dos professores tinha direito a 60% dos recursos do FUNDEF, para a melhoria de vida da classe, já que 40% seriam para as melhoras físicas das escolas. A grana não saiu, e eles tinham direito a precatórios, mas o poder público municipal teria se utilizado desses recursos para outras finalidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...