segunda-feira, 8 de julho de 2019

SALVANDO O JABURU



No Planalto da Ibiapaba, uma das mais belas regiões turísticas e mais ricas produtoras de rosas e hortaliças do Nordeste, uma grande preocupação se apossa da maioria da sua população, tendo em vista os grandes problemas gerados pela falta de reservas hídricas suficientes para atender às suas necessidades agrícolas e domésticas. Melhor explicando, aquela região, com quase 500 mil habitantes só possui um grande açude, o Jaburu, obra cujo projeto é de 1932, no governo do presidente Getúlio Vargas. Depois de meio século, o projeto foi executado pelo então governador Virgílio Távora. Segundo o projeto original o Jaburu deveria fornecer água apenas para os municípios de Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara (onde se acham 85% das águas).
Com a seca de cinco anos, o Jaburu teve de garantir água para as oito cidades da Ibiapaba, e mais oito municípios do entorno, tendo suas reduzidas para menos de 10%, sendo ameaçado se chegar ao fundo. Com o inverno deste ano chaga a mais de 85% da sua capacidade. Mas, se continuar a sustentar com água a mesma quantidade de municípios estará novamente ameaçado.
Esse problema já deveria ter sido resolvido há mais de meio século, se as autoridades estaduais e federais tivessem se empenhado em tornar realidade um projeto que visa a construção de uma grande barragem no rio Arabê, que fica situado em São Benedito. A ser concretizada essa obra, o Jaburu teria suas reservas hídricas preservadas, e os municípios de São Benedito, Guaraciaba, Carnaubal e Croatá teriam resolvidos os seus problemas de água. A pergunta, no caso, é: para que serviu os ibiapabanos terem elegido dezenas de deputados federais e estaduais? Será por que nenhum deles nasceu na belíssima Serra Grande?     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...