segunda-feira, 7 de maio de 2012

Três mil fortalezenses regularizam situação eleitoral no último dia

André Teixeira
Do G1 CE
 
No último dia para regularizar situação eleitoral, TRE realizou atendimento acima da média. (Foto: TRE-CE/Divulgação)
No último dia para regularizar situação eleitoral, TRE realizou atendimento acima da média. (Foto: TRE-CE/Divulgação)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará realizou cerca de 3 mil atendimentos neste domingo (6), último de mutirão para atendimento de eleitores em Fortaleza. O número ficou acima da média dos dias anteriores, 2.500 atendimentos, de acordo com a coordenadora de atendimento do TRE, Ingrid Macedo.
Mesmo com a demanda considerada grande, o atendimento foi considerado "tranquilo" pelos organizadores do mutirão. "Tivemos bastante servidores e capacidade de atendimento ampliada. Mesmo com muita gente, não se formou fila fora do Ginásio, todos aguardaram na arquibancada", diz Ingrid.
O mutirão foi montado até este domingo no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, e distribuiu senha até o meio-dia. O último eleitor atendido regularizou o título eleitoral às 13h20.
Ingrid Macedo diz que o serviço "campeão" de demanda é de eleitores que tiram o título eleitoral pela primeira vez. A coordenadora do mutirão diz que também que houve um aumento de jovens que tiram o título sem estar na faixa etária de voto facultativo, entre 16 e 17 anos. "O jovem hoje está mais preocupado em manter uma conscientização política e quer participar do momento eleitoral, diz Ingrid. O voto passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos.
Eleitores que não regularizaram a situação eleitoral só poderão fazê-lo após o primeiro turno das eleições municipais, em outubro. A irregularidade eleitoral impede que o cidadão se matricule em universidades pública, tire passaporte e tem outras implicações civis.
Para o mutirão, foram montados 65 terminais de atendimentos, com capacidade de atendimento de até 8 mil eleitores por dia. Para atender ao público foram convocadas 350 pessoas, entre juízes, servidores da Justiça Eleitoral, terceirizados e de segurança (policiais militares e guardas municipais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Cúpula Mundial sobre Transição Energética

Ceará será centro das discussões mundiais sobre transição energética Nos dias 28 e 29 de novembro, o Centro de Eventos do Ceará vai receber ...