segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Mostra de Cinema Africano começa hoje na Casa Amarela

O Grupo de Pesquisa “trabalhadores livres e escravos no Ceará: diferenças e identidades”, do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará, e a Universidade de Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) oferecem a programação da VI Mostra de Cinema Africano: Oralidades Contemporâneas, que acontecerá de 26 a 30 de novembro na Casa Amarela (UFC), em Fortaleza, e de 3 a 5 de dezembro no Campus da Liberdade da Unilab, em Redenção. O evento é realizado em parceria com a Casa Amarela, a Cinemateca da Embaixada da França no Rio de Janeiro e o Instituto Frei Tito de Alencar e tem acesso gratuito.

A programação conta com a projeção de 12 filmes (ficções, documentários, curtas-metragens), de diretores africanos. Conforme Túlio Muniz, pesquisador da Pós-Graduação em História da UFC e bolsista de Desenvolvimento Regional Funcap/CNPq, a mostra deste ano aborda, “de maneira diversa e a partir de realidades deslocadas e fragmentárias do continente, a temática das ‘oralidades contemporâneas’ como modo de entrever a riqueza e a complexidade de ‘tradições vivas’ que, entre a manutenção de memórias e o enfrentamento das problemáticas do dia a dia, declinam, na linguagem criativa dos cinemas africanos, a força da palavra e de vozes em busca de ser ao mundo”.

O evento contará com a presença de convidados africanos e de debatedores especialistas para cada filme. A coordenação geral é do Prof. Franck Ribard e de Túlio Muniz. Mais informações no blog (is.gd/9eZGuc) e perfil no Facebook (is.gd/Qkjj6S).

Fonte: Túlio Muniz, pesquisador da Pós-Graduação em História da UFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...