sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Transição em Fortaleza: Roberto Claudio vai esperar boa vontade de Luizianne

O prefeito eleito de Fortaleza não antecipará nomes da equipe de transição e quer que a atual gestão respeite a lei

Durante entrevista coletiva, o prefeito eleito, deputado Roberto Cláudio (PSB) lamentou as acusações realizadas pela coligação do ex-candidato Elmano de Freitas (PT), de que sua coligação teria cometido crime eleitoral no último domingo.
Transição
Além disso, o socialista informou que, somente, após a Prefeitura cumprir a lei, ele divulgará os nomes da sua equipe de transição. O parlamentar afirmou que as acusações “são graves” e, portanto, desrespeitam a população fortalezense. Segundo ressaltou, “o povo da minha Cidade não se vende”. Tais atitudes, de acordo com ele, demonstram falta de democracia e desrespeito à maioria, que, no último pleito, “foi uma resposta democrática aos problemas da cidade de Fortaleza”.
Expectativa
Roberto Claudio disse, ainda, que só anunciará sua equipe de transição quando a prefeita cumprir a Lei de Transição, na qual, viabiliza para a nova gestão, o conhecimento na estrutura administrativa, nos projetos em andamentos, além de orçamentos e gastos. “A gente tem nomes na cabeça, que serão importantes no processo, mas, só existe transição formal e efetiva, quando o processo é iniciado por quem está no governo”, declarou afirmando que, o não cumprimento da lei, “gera prejuízo para a Cidade de Fortaleza”, visto que, “acaba atrasando o acesso às informações para o novo gestor, inviabilizando-o de compreender a Cidade, a estrutura administrativa e o que deve ser mudado a partir do diagnóstico”. Roberto Claudio, ainda afirmou que vai aguardar o gesto da atual gestão e salientou “que não é nenhum favor é uma obrigação” assegurando “ser um ritual da democracia”. O socialista, por sua vez, não quis tecer comentários sobre transparência da atual gestão. “Não vou fazer nenhum juízo de valor”, disse.
Orçamento
 Sobre o Orçamento Municipal de 2013 ele destacou que aliados já procuraram a atual Mesa Diretora da Casa, que, segundo ele, “se colocou à disposição para abrir um debate com os vereadores do PSB de forma respeitosa e democrática”, além de salientar bom relacionamento com o presidente e vereador Acrísio Sena (PT).

Ousar
Conforme reafirmou, irá “ousar” em Fortaleza, e, para isto, buscará investimentos internacional e federal. Na próxima semana, Roberto Cláudio terá uma reunião com parlamentares federais, para que recursos sejam empenhados para o próximo ano, sobretudo para serem aplicados na Saúde, Educação e Mobilidade Urbana. “A minha responsabilidade é esta, e a minha disposição é de trabalhar muito, todo dia, o dia todo para retribuir a confiança que me foi dado pelo povo de Fortaleza”, finalizou.
PT x PSB
Questionado sobre a oposição do PT em Fortaleza, Robeto Cláudio respondeu não ter realizado nenhuma leitura do fato, principalmente se prejudicará a relação nacional. Contudo, ponderou que “oposição faz parte da democracia” e, sendo assim, não terá problema, desde que seja “respeitosa” e “madura”.

Desempenho do PSB
O deputado federal Domingos Neto (PSB) congratulou ontem, na tribuna da Câmara dos Deputados, o “excelente desempenho do PSB nas eleições municipais deste ano, em especial, em Fortaleza”. O deputado disse que o PSB obteve um crescimento de mais de 43% no País, e obteve vitórias importantes em Capitais brasileiras. “O PSB governará mais de 400 municípios”, ponderou. Domingo Neto salientou, em seu discurso, a importância do PSB como um dos partidos da base que compõe o governo Dilma Rousseff, e, além de ressaltar a vitória de Roberto Cláudio (PSB), comemorou a participação na aliança que elegeu o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, em São Paulo.

Replica
Domingos Neto aproveitou anda para rebater as críticas feitas pelo seu colega de Casa, o deputado federal Eudes Xavier (PT), ao processo eleitoral em Fortaleza. “Meu colega deputado questiona, critica, porém deve respeitar a democracia”, ponderou. Domingo Neto disse também que “Fortaleza expressou seu voto e mostrou que queria renovar nossa Cidade. Nosso partido e o povo fortalezense devem ser respeitados”. Por fim, ele lembrou que ambos os partidos, PSB e PT, estão juntos no Governo Federal. “O PSB é um partido parceiro da presidente Dilma, parceiro do PT, sempre vota pelos projetos que constroem este projeto que tem feito o Brasil crescer. E estamos junto da presidenta, exigimos respeito”.

(Com o Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Cúpula Mundial sobre Transição Energética

Ceará será centro das discussões mundiais sobre transição energética Nos dias 28 e 29 de novembro, o Centro de Eventos do Ceará vai receber ...