segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO


Sexta-feira, 09 de agosto de 2013
Mais respeito com a coisa pública!
A “novela” dos viadutos que o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, tenta, e vai construir no encontro das avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antonio Sales, começou a mostrar que as autoridades estão sendo muito flexíveis com os radicais do ambientalismo. Há uma diferença muito grande entre diálogos entre gestores e lideranças do povo, e a crescente falta de respeito dos “cocófilos” com os governantes.
O governador Cid Gomes, bem que tentou, durante a longa conversa com os manifestantes, toda transmitida, via internet, pela mídia alternativa, passar a ideia de que nada poderia fazer para impedir a construção dos viadutos e que também não poderia dar garantias de que não haveria invasão policial no acampamento, pois se fosse dada ordem judicial essa teria que ser cumprida pela polícia. E foi o que ocorreu.
Na madrugada de ontem, os manifestantes que ali estavam acampados, entre eles, a ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenelle, a ex-vereadora Rosa da Fonseca, integrantes do Movimento Crítica Radical e o vereador João Alfredo, do PSOL, foram expulsos do local. Em vez da Polícia Militar, foi utilizada a guarda municipal, mesmo não tendo atribuição para desocupação de áreas públicas, muito menos quando essas áreas são federais, como é o caso do Parque do Cocó. E a novela promete continuar.
CURTO CIRCUITO
• Experimentando a xinxa 
 O presidente uruguaio, José Mujica, disse que está disposto a voltar atrás se o consumo de maconha crescer de forma desordenada no país após a legalização de sua produção e distribuição.
• Ô coisa besta 
O Conselho Nacional de Justiça decidiu instaurar procedimento de revisão disciplinar para apurar a conduta do desembargador Belizário Antônio de Lacerda, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, investigado por uso indevido de veículo oficial do Tribunal.
• Nunca viram nada 
O magistrado emprestara o carro, colocando à disposição motorista do tribunal, para levar a mulher e uma amiga dela a um shopping, em junho de 2012.
• Aniversário - Sérgio Machado apaga velas e acende charuto. Completa 15 anos à frente da Transpetro. Não é conhecido ninguém tão longevo em um cargo público federal.
• Parceria 
   Continua obtendo êxito a parceria entre o Agropacto e a Assembleia Legislativa, plantada pelo presidente da FAEC, Flávio Saboya. Conforme aceitaram os deputados da Comissão de Agropecuária, todas as reuniões relacionados com problemas gerados pela seca deverão ser realizadas na AL, ou em cidades estratégicas a serem indicadas.
UMAS & OUTRAS

• Aliados do contra 
 Terça-feira, aconteceu uma mobilização que dá muito o que  se comentar. Entidades sindicalistas, todas “placa-branca”, lideradas pela CUT, uniram-se em manifestação pública, protestando contra a terceirização do serviço público. Eles sabem quantos milhares de petistas terceirizados superlotam órgãos públicos desde a ascenção de Lula em 2002.
• Outras armas 
 Na opinião do deputado Raimundo Matos (PSDB), o presidente do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara Federal, Henrique Alves  estão equivocados a respeito das armas que estão sendo usadas para resgatar o respeito da sociedade. O povo, diz ele, não mais se deixa enganar por medidas oportunistas e imediatistas, como as que estão sendo tomadas.
• Só agora 
 Tramitam nas Assembleias Legislativas de São Paulo, Distrito Federal, Maranhão, Acre, Mato Grosso do Sul, e Espíriro Santo, projetos estabelecendo o fim do voto secreto daqueles parlamentos. É claro que se trata dos efeitos do povo nas ruas. Vale lembrar que matéria nesse sentido, já foi proposta na AL do Ceará, bem antes das manifestações de junho.
• Lobinho mau... 
 Anteontem, o senador Lobão Filho (PMDB-MA), mostrando quem ele é, retirou do texto do juramento dos senadores a palavra “ética”... Pressionado por todos os lados, o filho do outro Lobão terminou reconhecendo a “barbeiragem”, típica de políticos corruptos, ou protetores de corruptos, recuou, e recolocou a palavra “ética”, que ele desconhece, ao seu lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Cúpula Mundial sobre Transição Energética

Ceará será centro das discussões mundiais sobre transição energética Nos dias 28 e 29 de novembro, o Centro de Eventos do Ceará vai receber ...