quinta-feira, 20 de março de 2014

Respeitável público: A primeira edição do Festival de Circo do Ceará está chegando e vai movimentar diversos pontos de Fortaleza com espetáculos, oficinas e debates.

Ceará recebe primeira edição do Festival de Circo com atrações nacionais e internacionais

De 24 a 29 de março, 22 grupos do Ceará, Alagoas e Argentina se apresentam na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praça do Ferreira, no Passeio Público, no Café Teatro  das Marias e no Sebrae.

Conhecido como a terra do humor, o Ceará consolida sua vocação para uma  das artes mais democráticas e populares do mundo, o Circo, promovendo, pela  primeira vez, o Festival de Circo do Ceará com a participação de artistas circenses  brasileiros e argentinos. A programação de 24 a 29 de março é gratuita e será  realizada na Praça Verde do Centro Dragão do Mar e na Praça do Ferreira. A primeira  edição do Festival de Circo do Ceará conta com o patrocínio da Oi, apoio cultural do  Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, e da Secretaria da Cultura do  Governo do Estado do Ceará, além de receber apoio do Instituto de Arte e Cultura do Ceará/Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Com o tema ‘O Palhaço Cearense’, esta primeira edição homenageia a  oralidade, a irreverência e o improviso que contagiam plateias em picadeiros por todo  o estado do Ceará e garante risadas dos mais diversos públicos. Os seis dias do  festival serão divididos em formação e mostra artística, além do subprojeto “Luz no Picadeiro”, programa de formação e informação voltado para o público circense, profissionais, artistas e gestores. O programa inclui minicursos, treinamentos, oficinas  e palestras para capacitar a classe circense em suas atividades artísticas, técnicas e administrativas.

Cerca de 80% da programação será composta por artistas cearenses, que dividem a cena com mestres como Pimenta e Biribinha, além de experimentarem novas formas de fazer circo com vizinhos argentinos como Latin Duo, Cia. manoAmano, Muruya e Manic Freak. “Nosso festival anuncia tempos de alegria e futuro mais visível para o Circo e artistas circenses do Ceará”, prevê a diretora executiva do festival, Giza Diógenes. 

Esta iniciativa da Iluminura Produtora Cultural em parceria com a Associação  Artística Dona Zefinha – também responsáveis por sua realização - é uma porta para o  público cearense conhecer mais de perto o trabalho que os artistas circenses realizam  sob as lonas dos pequenos circos espalhados por todo o estado. Mais informações podem ser encontradas no site www.festivaldecircodoceara.com

Sobre a Programação

Os encontros, oficinas e minicursos serão realizados, de 24 a 26 de março, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no Passeio Público, no Café Teatro das  Marias e no SEBRAE. Serão oferecidas quatro oficinas de técnicas circenses e três minicursos de brigadista de incêndio, instalações elétricas e gestão de negócios/microempreendedor individual.

Atendendo à demanda da classe circense do Ceará, o Festival ainda promove  dois encontros: um para debater com os representantes das Secretarias Regionais Executivas da Prefeitura Municipal o exercício da Lei do Circo de Fortaleza; e o segundo, para promover o intercâmbio de informações e a fruição de produtos artísticos numa conversa com programadores de festivais, produtores culturais e artistas.

 A programação segue entre os dias 27 e 29 de março com a mostra de artes circenses, que é inteiramente gratuita e será apresentada em dois espaços em Fortaleza: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Praça do Ferreira. Para receber o público, foi montado um picadeiro sob uma lona de circo, especialmente ambientado para oferecer conforto durante as quatro horas de programação diária.

A programação começará às 17h, com vivências de técnicas circenses por meio de aulas de perna-de-pau, malabares, maquiagem, além de exibição de documentários e fotografias. A partir das 19h, a programação segue no picadeiro com apresentações de palhaços, equilibristas, malabaristas, mágicos e tudo de fantástico que o circo oferece, sempre acompanhadas pela Charanga e fanfarras que não deixarão faltar boa música.
  
Serviço:
Festival de Circo do Ceará
De 24 a 29 de março
Local: Centro Dragão do Mar, Sebrae e Praça do Ferreira
Informações: (85) 3459-0096




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...