terça-feira, 25 de março de 2014

Cardiologista Josué de Castro Neto é homenageado com a Medalha Boticário Ferreira

CARDIOLOGISTA JOSUÉ DE CASTRO NETO RECEBE HOMENAGEM DA CÂMARA
Outorga é concedida em reconhecimento ao pioneirismo na aplicação da técnica de videocirurgia cardíaca
No dia 26 de março, às 19h30, o cirurgião cardiovascular Profº. Dr. Josué Viana de Castro Neto, será homenageado pela Câmara Municipal de Fortaleza com a outorga da Medalha Boticário Ferreira, maior distinção honorífica da Casa. A comenda foi uma proposição do vereador John Monteiro (PTdoB), em reconhecimento ao pioneirismo na realização de videocirurgia cardíaca minimamente invasiva.
O avanço no tratamento através de técnicas minimamente invasivas, como é o caso da videocirurgia cardíaca, tem se destacado como uma solução importante para o aumento da sobrevida dos pacientes, já que as doenças cardíacas são as principais causas de morte no Brasil.
Pioneiro no uso do método no Nordeste, o cirurgião cardiovascular Josué de Castro Neto utiliza a técnica desde 2008. Essa nova técnica ganha destaque na área médica, já que os procedimentos minimamente invasivos são realizados por pequenas incisões, diminuindo o trauma, a dor, o tempo de internação e o risco de infecção hospitalar, contribuindo para o conforto do paciente e promovendo uma recuperação mais rápida nas suas atividades.
De acordo com o médico Josué de Castro Neto, de todas as cirurgias cardíacas realizadas no Ceará, 30% poderiam ser realizadas pela nova técnica, com uma pequena incisão de quatro centímetros no lado direito do tórax. Ao todo 200 pessoas já foram beneficiadas com o novo procedimento, isso dá maior segurança ao paciente, já as cirurgias realizadas pelo método tradicional o paciente leve de trinta a quarenta e cinco dias para se recuperar e voltar a sua rotina. 

Breve currículo - Dr. Josué de Castro Neto
Profº. Dr. Josué Viana de Castro Neto, nasceu em Fortaleza (CE), no dia 29 de março de 1971. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1996) e doutorado em Cirurgia Torácica e Cardiovascular pela Universidade de São Paulo (2005). Foi cirurgião do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia em São Paulo, onde fez residência médica, cirurgião estagiário do Texas Heart Institute, em Houston, Texas (USA) e do NRW Herzzentrum, em Bad Oyenhausen, Alemanha.
Atualmente é professor assistente da Universidade de Fortaleza, cirurgião cardiovascular do Hospital Universitário Walter Cantídio e do Hospital Geral de Fortaleza. Tem experiência na área de cirurgia cardiovascular, com ênfase em videocirurgia cardíaca e cirurgia minimamente invasiva. Foi responsável pela realização pioneira de procedimentos minimamente invasivos em cardiologia cirúrgica nas cidades de Fortaleza, Natal, Recife, Belo Horizonte, Teresina e João Pessoa. Fundou, em 2009, o INCONE – Instituto do Coração do Nordeste e compõe a atual diretoria da Sociedade Brasileira de Videocirurgia - Regional CE, que tem como premissa a transferência do conhecimento em videocirurgia.

Medalha Boticário Ferreira 
A Medalha Boticário Ferreira, foi instituída em 1981 pela Câmara Municipal de Fortaleza para premiar o mérito cívico do cidadão que, em Fortaleza, se distingue pela notoriedade do seu saber, relevantes serviços à coletividade, dedicado à causa do município e exemplos de dedicação ao serviço público da cidade. O nome da comenda homenageia Antônio Rodrigues Ferreira, o Boticário Ferreira, político que se destacou como bom administrador quando exerceu o cargo de prefeito de Fortaleza (1843-1859).

Assessoria de imprensa:
Lucrécia Girão/Carol Saraiva 

Serviço:
Entrega da Medalha Boticário Ferreira
Local: Câmara Municipal de Fortaleza – Rua Thompson Bulcão, 830.
Data: 26.03.14 - Horário: 19h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...