sábado, 14 de junho de 2014

Esquema da Copa do Mundo em Fortaleza em dia de jogo

Fortaleza terá esquema especial de serviços de trânsito, segurança e saúde. Fun Fest terá shows em todos os dias de jogos da Copa do Mundo.

A Prefeitura de Fortaleza divulgou o plano de serviços de trânsito, segurança e saúde para a Copa do Mundo. A operação de trânsito em Fortaleza para o primeiro o dia de jogo da Copa do Mundo, nesta quinta-feira (12) terá início às 7h com a proibição de estacionamento nas áreas do Aterrinho e Aterro da Praia de Iracema. Os bloqueios viários acontecerão a partir de 13h. As avenidas Beira Mar e Historiador Raimundo Girão ficarão bloqueadas, no trecho compreendido entre a Rua Arariús e Avenida Barão de Studart.

A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) disponibilizará um efetivo de 80 agentes do órgão no Fifa Fan Fest, para controlar o tráfego e assegurar os deslocamentos com segurança e fluidez.

Além dos 237 ônibus que já transitam na área diariamente, 50 ônibus extras serão disponibilizados pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). O acesso parte dos sete terminais de integração através de linhas especiais, com início a partir de 14h e previsão de término às 2h da madrugada de 13 de junho. Um total de 30 agentes operacionais da Etufor ficarão distribuídos no entorno do evento e em paradas da Avenida Abolição e da Avenida Barão de Studart para dar informações e ajudar no embarque dos passageiros.

A operação será repetida pela Etufor nos outros dias do Fifa Fan Fest, sempre iniciando os trabalhos duas horas antes do início das apresentações e encerrando as atividades duas horas após o fim do evento.

Segurança

A segurança será feita por meio de um efetivo que varia entre 300 e 400 policiais militares, 20 policiais civis, 85 guardas municipais e mais de três mil agentes de segurança privada e patrimonial, além de 12 câmeras de monitoramento em tempo real.

O Pelotão de Salvamento Aquático (PSA) da Guarda Municipal de Fortaleza contará com equipe extra de guarda-vidas, das 19 horas à 1 hora do dia 13 de junho.
Segundo o Major Clairton de Abreu, comandante do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUR), o efetivo tem caráter suplementar e nenhuma área da cidade terá prejuízo em seu policiamento ordinário nos dias do evento. “Agindo sistematicamente e em conjunto com certeza nós vamos prestar nosso serviço com excelência para o povo cearense e para os turistas que estarão conosco na Copa do Mundo. A gente está preparado para atuar com o equipamento humano e tecnológico”, disse.

Atendimento à saúde

Sob a coordenação do Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS), órgãos e profissionais de saúde da Secretaria da Saúde do Estado (SESA) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vão trabalhar de forma conjunta na prevenção de riscos e doenças e na prestação de serviços de recuperação da saúde em ocorrências relacionadas aos eventos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Com ações nas áreas de vigilância, assistência e promoção, o Plano Operativo da Saúde especifica as providências para o enfrentamento das doenças transmissíveis, acidentes com múltiplas vítimas, acidentes com produtos químicos, biológicos, radiológicos, nucleares e explosivas, emergências epidemiológicas e desastres. O plano reforça a integração das ações e serviços de saúde.

Durante o mundial de futebol, as equipes de vigilância e assistência atuarão no monitoramento de situações na Arena Castelão e entorno, nos centros de treinamento das seleções nacionais, nos dois Postos Médicos Avançados (PMAs) e outras unidades de saúde, bares, restaurantes, rede hoteleira, rede assistencial, SAMU 192, portos, aeroportos e fronteiras, FIFA Fan Fest e outras áreas de concentração de torcedores.

Francisco Alencar, coordenador dos hospitais de unidades especializada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), afirmou que os PMAs atenderão problemas de saúde simples e complexos, “desde um mal-estar a uma parada respiratória”. Cada posto contará dom apoio de duas ambulâncias, que poderão encaminhar casos mais graves aos hospitais de retaguarda da Capital (Frotinhas, Gonzaguinhas, IJF, HGF e Hospital São José).

O CIOCS funcionará plenamente nos dias de jogos na Arena Castelão, no total de seis, durante os 25 dias de FIFA Fan Fest no Aterro da Praia de Iracema e em dias que não houver jogo nem Fan Fest funcionará em regime de plantão.


Fonte – G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...