segunda-feira, 8 de julho de 2019
Alunos da UFC integram startup que disputa competição internacional de projetos sociais
Três estudantes da Universidade Federal do Ceará – Filipe Bessa, do Curso de Biotecnologia; João Marcus Tavares, do Curso de Ciências Econômicas; e Marina Lima, do Curso de Engenharia Civil – integram a startup Econtainer, única cearense e nordestina a disputar o Global Startup Weekend Sustainable Revolution (https://global-sustainable-revolution.com/), evento mundial que apoia iniciativas sociais de impacto.
Com os demais cofundadores da startup – Leonardo Gonçalves, Sarah Sanchez e Brenno Buarque –, eles desenvolveram um projeto de unidades móveis de produção agrícola, baseadas em containers marítimos, para ajudar pequenos e médios agricultores a produzirem em qualquer época do ano.
Após vencer a etapa de Fortaleza do Global Startup Weekend Sustainable Revolution, a Econtainer disputa o evento com mais 51 empresas de todo o mundo, vencedoras de suas etapas locais. As 20 mais bem posicionadas em uma votação receberão, em Boston (EUA), mentoria da maior aceleradora de negócios sociais do mundo, a Bridge por Billions, para ter o projeto impulsionado.
Com custo estimado em até R$ 35 mil cada, os containers sustentáveis foram planejados para reduzir o impacto dos efeitos sazonais do clima no sertão e auxiliar os pequenos produtores na plantação de frutas e hortaliças durante todo o ano, segundo Filipe Bessa, um dos cofundadores da Econtainer. Ele conta que a unidade móvel de produção agrícola proposta pela Econtainer é baseada em container totalmente restaurado, refrigerado e com sistemas de irrigação e reaproveitamento de água, para balancear as dificuldades impostas pelo clima árido do sertão cearense. "As únicas empresas que têm soluções parecidas estão nos Estados Unidos e cobram mais de 80% a mais pelo produto do que nós", garante.
"Nascemos com o propósito de ajudar os pequenos e médios produtores rurais com seus dois maiores problemas: instabilidade e falta de controle climáticas (ocasiona em perda de produção e pragas) e logística (quase sempre produzem muito longe do consumidor final)", explica Filipe. "Nossa startup nasceu na edição Fortaleza do Startup Weekend Sustainable Revolution, que ocorreu de 14 a 16 de junho deste ano, ou seja, faz menos de um mês. Apesar de tão pouco tempo, já avançamos bastante e recebemos apoio de mentores, empresas e produtores rurais que nos ajudam a cocriar a solução com eles e para eles", afirma o estudante.
Filipe afirma que cinco produtores rurais já procuraram a Econtainer para adquirir a unidade móvel, mesmo sem ainda estar à venda. "Além disso, algumas empresas e órgão públicos de renome se interessaram bastante e estão pensando em viabilizar linhas de crédito para nossa tecnologia. Ainda não possuímos protótipo físico, é tudo muito recente, mas possuímos o projeto, planta rasa, orçamento e contato de fornecedores", esclarece.
VOTAÇÃO – Para votar na Econtainer e ajudar a starturp cearense a ficar entre as 20 mais bem posicionadas no Global Startup Weekend Sustainable Revolution, basta encontrar a iniciativa no site do evento (https://global-sustainable-revolution.com/). Mais informações sobre a Econtainer estão no perfil da startup no Instagram (https://www.instagram.com/econtainerstartup/).
Fonte: Filipe Bessa, cofundador da Econtainer e aluno do Curso de Biotecnologia da UFC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
DESTAQUE
ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024
A genda do seu candidato a prefeito de Fortaleza: André Fernandes (PL) Assessoria não divulgou agenda até o momento Capitão Wagner (U...
-
Foto: Divulgação Aumentam os sinais de que as forças da extrema direita conservadora do Ceará terão problemas para avançar unidas rumo ao ...
-
Foto: Divulgação/Alece O presidente da ALECE, Evandro Leitão, depois de tentar, com muita paciência e diplomacia, colocar nos de...
-
Deputada Gabriela Aguiar Foto: Maximo Moura/Alece Segundo adverte a deputada Gabriella Aguiar (PSD), que é irmã do deputado federal Domingos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário