quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Heitor Férrer: Ibope e DataFolha são incompetentes e incapazes

O deputado estadual Heitor Férrer (PDT), que também disputou o pleito à Prefeitura de Fortaleza, ficando em terceiro lugar, no primeiro turno, com 20,97% dos votos válidos, foi, ontem, à Tribuna da Casa Legislativa, agradecer os apoiares, à população, além de alegar que o fator determinante da sua derrota, foram as informações equivocadas prestadas pelos Institutos de Pesquisa Ibope e Datafolha, que teriam levado a população a realizar voto útil, sobre os candidatos que estavam à frente das pesquisas.

Vontade popular
“Longe de mim fazer crítica aos candidatos, e querer não legitimar a candidatura do presidente da Assembleia Roberto Cláudio (PSB) que se elegeu prefeito... Esta foi à vontade popular”, disse. Segundo o pedetista, os institutos de pesquisas o qual intitulou de ‘Ibofe’ e ‘Datafalha’, “roubaram o sonho de milhares de fortalezenses”, para o parlamentar, foram os responsáveis pela sua derrota. “Eu e o vice, Alexandre Pereira, fomos eleitos pelo eleitor consciente, politizado, livre e independente”.

Campanha milionária
O parlamentar também salientou os 262.365 votos, e os 29 mil que o distanciaram do segundo lugar, ocupado por Roberto Cláudio, onde afirmou que diferente da sua realidade, teve uma “campanha milionária”. Heitor ainda ressaltou que fez sua campanha, de forma “enxuta”, utilizando sete carros, além de ter sido pautada “pela verdade e honestidade de propostas” disse.
 
Má fé
Segundo ele, os institutos de pesquisas “Ibope e Datafalha, agiram de má-fé, por incompetência ou incapacidade, informaram mal e desinformaram os fortalezenses”, principalmente quando noticiou um dia antes do primeiro pleito, em um grande telejornal nacional e do Ceará, somente os candidatos que estavam em vantagem. À época, a pesquisa divulgada pelos meios de comunicação locais, o deletava em quarto lugar, o que para Heitor refletiu em “desanimar o eleitor”.
O deputado também questionou o erro da pesquisa boca de urna, realizada pelo Instituto Ibope, a qual, divulgou que estava com 14%, quando nas urnas, o resultado mostrou 20,97%, “como se erra boca de urna?”, questionou.

Protocolado pedido de CPI para investigar erros em pesquisas eleitorais

O líder do PDT na Câmara, deputado André Figueiredo, apresentou oficialmente, ontem, na Secretaria-Geral da Mesa, pedido de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação de institutos de pesquisa na divulgação de pesquisas nas últimas eleições municipais.
Assinaturas
O requerimento contém 225 assinaturas, que ainda serão conferidas pela Mesa para confirmar se, de fato, foi atingido o número mínimo exigido, de 171 deputados. André Figueiredo, que recolheu as assinaturas em três dias, disse contar com o apoio de 80% dos líderes partidários. Segundo o deputado, o primeiro passo da futura CPI seria requisitar dados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre pesquisas registradas e que tiveram erros maiores que o esperado.
Regulamentação
Figueiredo pretende ouvir os institutos, especialmente os envolvidos em casos em que houve discrepância entre as sondagens e o resultado final, e espera que a comissão proponha uma nova regulamentação para a divulgação de pesquisas eleitorais. Ele ressaltou que o pedido de CPI foi motivado por sondagens feitas em geral por pequenos institutos e que apontavam candidatos em situação muito diferente da verificada nas urnas, inclusive na véspera da eleição. “Não estamos dizendo que houve ato ilícito, mas é preciso averiguar”, declarou.
 Resultado
O deputado citou pesquisas em Fortaleza, Curitiba e Manaus que poderiam influenciar o resultado do primeiro turno das eleições. Na capital cearense, argumentou Figueiredo, o candidato do PDT à Prefeitura Heitor Férrer chegou a ser apontado em quarto lugar, sem chances de passar para o segundo turno, porém terminou perto do segundo colocado.

Da mesma forma, sustentou o líder, o ex-deputado Gustavo Fruet, também do PDT, venceu as eleições no segundo turno depois de ser apontado por sondagens como terceiro colocado ao final do primeiro turno. Atualmente, outros oito pedidos de CPI aguardam análise na Secretaria-Geral da Mesa.

(Com O Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...