sexta-feira, 23 de março de 2012

Preto no Branco

Coluna publica no jornal O ESTADO
                            
Julieta Brontée
                                               PERSONALISMO E EGOLATRIA

            O personalismo é um dos grandes males da política latino-americana e no Brasil não é diferente. A política que é feita no país, desde que o diabo era menino, gira em torno de pessoas e não de ideias. A grande prova disso é a figura de Lula. Hoje não existe mais esquerda, nem petismo. O que existe é o lulismo e a oposição a ele. Do mesmo modo que existe o chavismo, o castrismo e coisas que o valham.

            No Brasil, a politicada faz fila para pedir a benção de Lula, para sair como ungido por suas mãos, mesmo que essa escolha não seja aquela que melhor atenda aos interesses partidários ou mesmo populares. É assim que a banda toca e a embolação do campo sucessório causada pelo afastamento de Lula do foco decisório, pelos problemas graves de saúde que têm lhe vitimado, não deixam dúvidas quanto a isso.

            Toda essa dependência política a figuras, pessoas, ícones, projetos pessoais em contraponto a ideias e projetos coletivos escancara a fragilidade de nossa democracia que está muito longe de ser o governo da maioria, aproximando-se muito mais do conceito de uma demagogia, que é a corrupção do conceito de democracia.

            Somente quando nos livrarmos de nossa histórica dependência por salvadores da pátria conheceremos o verdadeiro sentido do poder popular. 

                                   CURTO CIRCUITO        
 “Vai ter Doca”...
            O ditado acima (é o novo!) não é mesmo novo mas cabe perfeitamente no assunto. A Promotoria Eleitoral adverte que qualquer tipo de propaganda eleitoral antecipada, pública ou velada, em veículos de imprensa, será severamente punida. O problema é que muitos espertinhos dão seu jeitinho Brasileiro e já aproveitam para vender seu peixe em “programas amigos”...
Porque falham

              Segundo o coordenador da Associação de Combate a Crimes de Corrupção Eleitoral, Fernandes Filho, alguns movimentos que têm surgido no país e no Ceará, têm falhado por um motivo bastante esclarecedor: a inclusão de políticos, e até de dirigentes partidários no âmbito dessas entidades. É manteiga em venta de gato.... UUUUUUi!
E os outros

              Na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Adail Júnior apresentou projeto propondo a formação de um conselho gestor para administrar o Estádio Antony Costa. Tudo Bem, mas por que ele não aproveita e propõe que sejam “blindados” os 30 e poucos campos de várzea que ainda restam em Fortaleza?
BRICS

              Pro outro lado do mundo é pra onde vai a presidenta Dilma Rousseff, na próxima quinta-feira (29). Ela vai à India, participar da quarta reunião do bloco que reúne o Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul – Brics.
              No evento, serão discutidos assuntos econômicos e financeiros e políticas de segurança e paz. Da comitiva presidencial participam cerca de 60 empresários de diversos setores, além de ministros da área quando mostrarão que o mercado exportador do Brasil vai muito além de produtos agrícolas.
Braço forte

                A Rede Globo, mesmo satanizada pela Igreja Universal do”bispo” Macedo, e pelas esquerdas brasileiras, é hoje o braço mais forte da Policia Federal, do Ministério Público Federal, da Controladoria Geral da União e do Tribunal de Contas da União, no desmascaramento de grandes atos de corrupção em todos os estados onde campeiam crimes de toda natureza, principalmente contra o dinheiro do povo.
Nem liga

            Sem ligar para as muitas críticas partidas de economistas e engenheiros sobre o projeto do Acqário da Praia de Iracema, a Secretaria de Turismo fechou parceria de cooperação técnica com a UF. A experiência do Labomar com o mundo marítimo será de grande importância para o polêmico projeto do governador Cid.
              UMAS & OUTRAS
Correção
            Por um lapso, na coluna da semana passada, em nota sobre a inauguração do novo prédio anexo da Assembleia Legislativa, esta escriba disse aqui que o edifício  havia recebido o nome de Deputado José Euclides Ferreira Gomes, em homenagem ao pai do governador Cid Gomes quando na verdade, a homenagem foi feita não ao pai e sim ao avô do nosso Governador
“Queima”
         E por falar na Igreja Universal, o “bispo” Macedo, hoje multibilionário, “escarrapachado” numa mansão espetaculosa nos States”, depois de exigir que um novo templo só funcionasse se rendesse R$ 150 milhões por ano, baixou a taxa, e agora, no “queima”, já aceita “cafofos” que rendam “apenas” R$ 50 mi-ano... Dá pra aguentar um coisa dessas?   
Que “nó” e esse?
               É incrível que a Lei Geral da Copa, com tantos e sérios obstáculos, como a ameaça da não conclusão de estádios, aeroportos cheios de problemas, falta de mobilidade urbana, esteja “enganchado” num prosaico problema: a venda e consumo, ou não de bebida alcoolica durante os jogos. Deve ter cervejaria metida nesse “imbróglio”.   
Dando “show”

            É para aplaudir a atual gestão de Iguatu. Aquela cidade, que passou por algumas administrações medíocres, dispara como uma das mais desenvolvidas do Estado e do Nordeste. Para se ter uma ideia, Iguatu supera Fortaleza, Maracanaú, Sobral e Caucaia em termos da atração de investimentos internacionais. Bravo! Bravíssimo!
Fardamento

              Os alunos das escolas municipais Braz Ribeiro, Sítio do Pica Pau Amarelo e Mário Covas,  Rachel de Queiroz, Genciano Guerreiro de Brito, Herbert de Souza e Sinfrônio Peixoto, no Maracanaú, ontem, receberam fardamentos novos. Durante o evento o prefeito Roberto Pessoa autorizou a compra de mais 45 mil fardamentos e fez questão de dizer que  “com isso, cada aluno terá duas fardas. Queremos garantir o melhor para os nossos estudantes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024

  A genda do seu candidato a prefeito de Fortaleza: André Fernandes (PL) Assessoria não divulgou agenda até o momento Capitão Wagner (U...