domingo, 25 de março de 2012

Taí, más uno espacio para los brasileños que visitan con frecuencia Buenos Aires

"El Revolucionario": Mães da Praça de Maio inauguram bar em Buenos Aires


Forrado com fotos de Evita Perón e Ernesto Che Guevara, o local fica situado ao lado do Congresso argentino



                                    Praça do Congresso Argentino - "O Pensador" de Rodin"
                                     (Foto do blog de Jefferson World Trip)
"A Associação das Mães da Praça de Maio inaugurou neste sábado (24/03), em Buenos Aires, um "bar político" batizado como "El Revolucionario". Situado ao lado do Congresso argentino, na antiga cantina da Universidade Popular das Mães, o bar abriu suas portas no Dia Nacional da Memória, aniversário do golpe que deu início à ditadura militar (1976-1983).

O local pretende se tornar um "espaço de discussão" carregado de referências a mitos argentinos como Evita e Ernesto "Che" Guevara. "A ideia era criar um lugar parecido com os antigos bares da Europa, onde as pessoas se reuniam para fazer política", explicou à Agência Efe Daniel Narezo, gerente do bar.

Nas paredes do "El Revolucionario" estão penduradas fotografias, quadros, cartazes e objetos "genuínos, históricos e exemplos reais dos 35 anos de luta das Mães", contou Narezo. Entre os mais representativos estão um lenço doado pelo líder mexicano da guerrilha zapatista, subcomandante Marcos, uma guitarra do roqueiro argentino Charly García e uma camiseta assinada pelo ídolo argentino Diego Armando Maradona.

Há referências também à presidente Cristina Kirchner e seu marido, o falecido presidente Néstor Kirchner, ao líder cubano Fidel Castro, a Mahatma" Gandhi e a Martin Luther King. "É uma parede de estrelas iluminadas que resgata o espírito vivo de cada revolucionário", disse Narezo. "Perón e o Che não são parecidos políticamente, mas os dois entregaram suas vidas à felicidade do povo", ressaltou o gerente do bar, que também pretende organizar atividades de formação e discussão política.

Apesar da decoração, Narezo insiste que o "El Revolucionário" não se trata de "um bar temático", mas que aspira se converter em "um espaço onde os jovens desenvolvam um pensamento político" para solucionar as necessidades "dos lugares mais pobres da América Latina"."
 
(Do Opera Mundi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Cúpula Mundial sobre Transição Energética

Ceará será centro das discussões mundiais sobre transição energética Nos dias 28 e 29 de novembro, o Centro de Eventos do Ceará vai receber ...