Desde o início do governo Dilma Rousseff, o custo total da obra pulou de R$ 4,8 bilhões para R$ 8,2 bilhões. Iniciada em 2007, a obra está parada em três trechos: em Salgueiro (PE), Verdejante (PE) e São José das Piranhas (PB). O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva previa inaugurar a obra em 2010. A construção de cerca de 600 quilômetros de canais de concreto que desviarão parte das águas do rio ainda deve consumir mais 45 meses. O preço aumentou com a renegociação dos contratos originais e o lançamento programado de mais de R$ 2,6 bilhões em novas licitações.
O Ministério da Integração evita criticar abertamente o início das obras sem um projeto detalhado porque isso aconteceu sob a gestão do então ministro Ciro Gomes, correligionário no PSB do atual ministro Fernando Bezerra e padrinho do novo secretário de recursos hídricos da pasta, Francisco Teixeira, principal executivo da transposição. No início das obras, Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil, era citada como a “mãe” do PAC.
" O Estado de S.Paulo"
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sexta-feira, 23 de março de 2012
Transposição: atrasada e R$ 3,4 bilhões mais cara
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