O Partido dos Trabalhadores (PT) de Fortaleza anunciou, na sede da legenda, que fará oposição à gestão Roberto Cláudio e ao projeto político do PSB desenvolvido pela família Ferreira Gomes.
“PT será oposição ao projeto Ferreira Gomes, representado pelo prefeito eleito, Roberto Cláudio. Seremos oposição, sem nenhuma trégua. Mas, contudo, uma oposição responsável.
Ameaça
Agora, saberão o que é o PT na oposição”, afirmou o presidente municipal do partido, Raimundo Ângelo, após reunião da Executiva de Fortaleza e a bancada de vereadores eleita. Apenas, Ronivaldo Maia (PT) não participou da reunião.
O PT fez uma das maiores bancadas da Câmara, com quatro dos 43 vereadores. O partido negocia com a chamada “bancada flutuante” para manter-se influente no Legislativo, mesmo depois do fim do seu governo.
Diálogo
Roberto Cláudio, porém, já afirmou que tentará minimizar eventuais problemas com o partido. Segundo ressaltou, em entrevistas recentes, ele irá procurar o PT para conversar.
Fraude
Contudo, conforme Raimundo Ângelo, o processo eleitoral foi uma “fraude”, o que, segundo ele, fortalece o posicionamento do partido. Além disso, mesmo com todo crime eleitoral cometido pela candidatura adversária, o PT conseguiu obter 47% dos votos válidos, e, portanto, precisa honrar compromisso com estes eleitores. E, de acordo com ele, apoiar o PSB seria “jogar por água baixo toda essa discussão”, inclusive a Lei da Ficha Limpa.
Na próxima semana, o PT informou que apresentará as provas que, segundo o partido, comprovam que houve compra de voto. Após coletiva a ser realizada na próxima quinta-feira, 8, o partido ingressará com a ação judicial posteriormente.
Dois pesos e duas medidas
Questionado se o posicionamento estender-se-ia à bancada estadual, Raimundo Ângelo disse que as instâncias partidárias têm sua autonomia, sendo assim, a Executiva estadual ainda dialogará sobre o assunto.
Conforme ressaltou, embora não haja definição, a bancada já aponta sinais de seguir o posicionamento do diretório municipal e também fazer oposição ao projeto socialista.
Mais um
Quem também deve seguir a linha do PT é o Partido da República (PR), comandado pelo ex-governador Lúcio Alcântara. Ao jornal O Estado, o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, informou que “o PR irá fazer oposição ao governo de Roberto Cláudio, porque ele foi eleito através de uma série de irregularidades”.
O prefeito, que conclui mandato no final de dezembro, disse ainda que o PR irá acompanhar e cobrar todas as propostas apresentadas pelo socialista, durante o pleito. “Colocaram-nos na oposição, então, iremos obedecer fiscalizando e exigindo do novo gestor”, disse o republicano, assegurando que a oposição será “responsável”, evitando absurdos administrativos.
“ESQUEMÃO”
Sobre a disputa pela Presidência da Câmara, o presidente municipal do PT, Raimundo Ângelo, disse que, se o partido tiver condições para isso, logicamente, irá disputar a vaga. O líder do PT na Casa, vereador Guilherme Sampaio, disse que o assunto ainda não foi discutido, haja vista que o centro das discussões é “esquemão” montado pela campanha adversária no último domingo.
“Sentimo-nos na responsabilidade ética de não calar e fazer a denúncia à Justiça Eleitoral”, disse o petista, desafiando que, além de formar uma bancada forte, o primeiro desafio do PSB é se defender do crime ocorrido no pleito municipal. . (colaborou Tarcísio Colares)
Com o Estado
sábado, 3 de novembro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
DESTAQUE
Cúpula Mundial sobre Transição Energética
Ceará será centro das discussões mundiais sobre transição energética Nos dias 28 e 29 de novembro, o Centro de Eventos do Ceará vai receber ...
-
Foto: Divulgação Aumentam os sinais de que as forças da extrema direita conservadora do Ceará terão problemas para avançar unidas rumo ao ...
-
Foto: Divulgação/Alece O presidente da ALECE, Evandro Leitão, depois de tentar, com muita paciência e diplomacia, colocar nos de...
-
Deputada Gabriela Aguiar Foto: Maximo Moura/Alece Segundo adverte a deputada Gabriella Aguiar (PSD), que é irmã do deputado federal Domingos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário