quarta-feira, 29 de julho de 2015

Exposição em cartaz na Casa de José de Alencar é tema de artigo em revista francesa

A exposição "150 anos, Iracema", que comemora o sesquicentenário da obra Iracema, do escritor cearense José de Alencar, foi tema de artigo publicado na mais recente edição da revista de arte francesa Art'issime, de periodicidade trimestral. A exposição está em cartaz na Casa de José de Alencar, equipamento cultural da UFC.

Um enviado especial do periódico veio a Fortaleza para apreciar os 18 quadros em óleo sobre tela que compõem a exposição, feitos pelo pintor francês Esteban Ubretgi. O artista é casado com uma cearense e teve a inspiração para as obras quando viu a escultura Iracema Guardiã, de Zenon Barreto, instalada na Praia de Iracema.

"Além de cores luminosas do Ceará (dita Terra da Luz) que impregnam as telas do artista, é tudo uma filosofia, uma poesia, que pinta como uma vontade de reconciliar o homem e sua animalidade", diz um trecho do artigo, em livre tradução.

O texto faz várias referências ao Savagismo, conceito artístico criado por Ubretgi, definido por ele próprio como "qualquer forma de criação moderna que acha a sua raiz de maneira primitiva". O nome Savagismo vem da contração das palavras francesas "savant" (sábio) e "sauvage" (selvagem). Segundo Ubretgi, o Savagismo como ideia nasceu em 2005, na Praia de Iracema, antes de se concretizar como movimento artístico em 2008 e crescer na Europa desde 2011.
 
Lembrando o enredo da obra, o artigo da Art'issime cita que Iracema "pode ser considerada a mãe do primeiro brasileiro, um mestiço que funda, de certa maneira, a nação Brasil. Ela pode ser vista igualmente como a beleza pura e inocente, fruto da natureza preservada da civilização, ou ainda a Vênus tropical, mulher e guerreira defendendo a tribo Tabajara de onde ela vem".

A exposição "150 anos, Iracema" fica em cartaz até 31 de dezembro, na Casa de José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055, Messejana). A entrada é gratuita. Mais informações pele telefone 85 3276 2379.

SOBRE A REVISTA – A Art'issime é uma revista de arte independente com o caráter de divulgar e difundir arte e seus segmentos artísticos (pintura, escultura, gravura, música, teatro), através de artigos, perfis, entrevistas, reportagens, enquetes ou fóruns livres realizados por jornalistas profissionais, artistas ou personalidades do mundo da arte. A revista está há nove anos no mercado, com publicações trimestrais na União Europeia e no Canadá.

Fonte: Frederico Pontes, diretor da Casa de José de Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...