quinta-feira, 30 de julho de 2015

Centro de Humanidades recebe feira de artesanato com peças sobre a índia Iracema

Começou na manhã desta quarta-feira (29), no Bosque Moreira Campos, do Curso de Letras (Campus do Benfica), a feira de artesanato Um Momento com Iracema, que ficará aberta das 8h às 18h, até sexta-feira (31). A feira disponibiliza para venda diversos souvenirs com a temática Iracema, dentre eles bolsas, canetas, esculturas, chaveiros, porta-chaves, ímãs para geladeira, tapetes, bloquinhos de anotação e bijuterias.

As peças são fabricados por um grupo de artesãos cearenses que participou de curso no qual receberam informações sobre o livro Iracema, como parte do programa "Iracema, o retrato de Fortaleza", criado em 2010 por iniciativa da Profª Maria Ednilza Oliveira Moreira. Na época foi iniciado um projeto-piloto que convidava os fortalezenses a projetarem sua terra para o mundo, tendo em vista a presença de turistas que passariam pela cidade na Copa Mundial de Futebol de 2014.

Compreendendo a importância do artesão como agente de divulgação foi proposta a realização mensal da Feira de Artesanato. Em 2011, o projeto passou a ter status de programa em função da amplitude que tomou e da consolidação de um trabalho permanente sobre Iracema, como símbolo do povo cearense e do seu reflexo mundo afora.

Fonte: Profª Maria Ednilza Oliveira Moreira, coordenadora do Programa Iracema, o retrato de Fortaleza  fones: 85 3366 7608 e 3366 7541

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...