terça-feira, 21 de julho de 2015

PROJETO PARA VER O MAR REÚNE COLETIVO DE ARTISTAS PARA INTERVENÇÕES NA ORLA MARÍTIMA DE FORTALEZA


Do Aterro da Praia de Iracema ao Mucuripe, coletivo de artistas realiza obras com a participação do público, ao mesmo tempo em que propõe reflexões acerca da nossa percepção e apropriação e preservação deste espaço repleto de vida, magia e poesia.


“Para ver o mar” é um projeto de intervenções urbanas na orla marítima de Fortaleza, cujo objetivo é lançar um olhar crítico sobre o “cuidado” que a sociedade dedica a preservação do mar e da vida marinha. Em torno desta proposta, se reuniram os artistas Diego de Santos, Maíra Ortins e Narcélio Grud, cujo objetivo é pensar coletivamente ações que ocorram exclusivamente dentro da faixa litorânea, que vai desde a Praia de Iracema até o Mucuripe.

Os artistas intercambiarão experiências estéticas e conceituais inerentes a cada processo artístico. Todas as ações serão coordenadas pelo curador e professor Herbert Rolim.  Os artistas receberão o público para acompanhar estas intervenções, neste sábado, 25, a partir das 10h, no Aterro da Praia de Iracema e segue até o Mucuripe. Incluindo pontos, como,  o barco Mara Hope e culmina com a projeção da maré sobre a fachada da Igreja São Pedro dos Pescadores.

“A partir do conceito de redes, relações, afetos; as interligações perenes entre os sujeitos, consideramos, tais relações para desencadear o tema do projeto: um olhar sobre o mar na cidade, ou seja, igual objeto que é o espaço urbano contrapondo com a paisagem natural, o mar que nos cerca. Por esta razão o projeto pretende exibir possibilidades e formas de se ver esta paisagem marítima urbana de nossa cidade, através do olhar de três artistas que na mesma cidade residem. Por isso é certo afirmar que pretendemos promover olhares de afetos sobre nossa paisagem a partir de uma única perspectiva: o mar”, pontuam os artistas.

 “Para Ver o Mar” é um projeto aprovado no IX Edital de Incentivo às Artes da SECULT.

VISITA ABERTA AO PÚBLICO ÀS AÇÕES NO MAR COM BARCO – PASSEIO GRATUITO
As ações feitas no mar podem ser acompanhadas pelo público em barco que partirá, às 14h, da Avenida Beira Mar, 4293 (em frente ao Hotel Golden). O passeio é gratuito, feito em barco com capacidade para 60 pessoas e com total segurança. As inscrições são feitas pelo e-mail:  paraveromar@gmail.com. Informações: (085) 9.8691-3542.

FESTA SOM DO MAR
Músicas que têm o mar como tema é o mote da festa que encerra a programação. Na Barraca Pôr do Sol, às 19h30, o  som fica a cargo da DJ Renatinha.

Serviço
Para Ver o Mar
Dia 25 de julho
Das 10h às 19h30
Informações: (085) 9.8691-3542
Gratuito

PROGRAMAÇÃO
Ação 1 – Narcélio Grud
Birutas
10h – Mediações do Aterro da Praia de Iracema
Ação 2
Pintura intervenção sobre o Mara Hope
14h30 - Mara Hope
Ação 3 – Maíra Ortins
Instalação aquática com boias de sinalização para embarcações
14h - Avenida Beira Mar, 4293 – Praia do Mucuripe (próximo ao Hotel Golden)
Ação 4
Projeção da maré sobre a fachada da Igreja São Pedro dos Pescadores
19h – Mucuripe
Ação 5 – Diego de Santos
Poema 193
17h – Avenida eira Mar, 4592, em frente ao Hotel Golden. A instalação será no cemitério de embarcações do Mucuripe.

Encerramento
Festa com DJ Renatinha e o Som do Mar
19h30 - Barraca Pôr do Sol (em frente ao Edifício Solar)
Volta da Jurema – Mucuripe
Toda a programação é gratuita


Assessoria de Imprensa
Joanice Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...