sexta-feira, 31 de julho de 2015

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

               SUDENE TEM NOVO SUPERINTENDENTE

Julieta Brontée
            O ex-prefeito do Recife, João Paulo Lima e Silva (PT), tomou posse, na última terça-feira (28), como novo superintendente da SUDENE. A posse contou com a presença dos governadores de quase todos os Estados do Nordeste, inclusive do governador do Ceará, Camilo Santana, que fez uma breve fala, destacando a importância para o resgate do protagonismo do órgão, de ter um perfil como o de João Paulo à sua frente. Também prestigiou o evento, como líder do PT na Câmara, o deputado federal José Guimarães, que assim como os demais presentes, fez a defesa do governo Dilma, especialmente no tocante à importância desse governo para o desenvolvimento do Nordeste.
            Uma das falas mais marcantes, porém, do ponto de vista da importância de ter João Paulo como novo dirigente do órgão, veio justamente de um governador de um partido que, em tese, hoje não está alinhado politicamente nem com o governo Dilma, nem com o PT, pelo menos em Pernambuco. Coube ao governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, do PSB, lembrar que com o fim das políticas de incentivos fiscais que tanto serviram para atrair empresas e investimentos para a Região nos últimos anos, só um perfil político, conciliador e extremamente bem relacionado como o de João Paulo para servir de interlocutor entre os Estados do Nordeste e o governo federal para possibilitar, através da SUDENE, revigorada, como agência atrativa de investimentos, que a Região continue a receber a devida atenção federal.
             Não é à toa que a solenidade contou, ainda, com a presença de dois dos principais desafetos políticos de João Paulo, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) e o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), com quem o próprio João Paulo deve disputar o retorno à prefeitura da capital pernambucana. Para que Júlio fosse prestigiar a posse de seu principal concorrente ninguém duvide que seria preciso um motivo muito forte: o fato de que sabe que vai precisar dele.

                        CURTO CIRCUITO
Haja cidadanias
           Com um trabalho marcado pelo equilíbrio e espírito conciliador à frente da Assembleia Legislativa, o presidente José Albuquerque vai colecionando títulos de cidadania estado a fora. O caso mais recente foi o de Campos Sales, cidade pela qual o ex-deputado Moésio Loyola trocou a sua cadeira, tida como cativa,  de parlamentar pela de chefe do executivo.
Pau neles!
           Segundo levantamento sobre o crescimento do número de freqüentadores das academias de defesa pessoal, as mulheres são hoje, em Fortaleza, 70% dos praticantes de Muai Tai, estilo de luta coreano que se destaca para contra-ataques. Diante do aumento de agressões físicas e sexuais às mulheres, muitos pilantras vão apanhar muito!...
Conciliação
         Virou moda, tanto no campo nacional, como no estadual e no municipal, fazer do aumento de impostos e outros ataques á economia popular arma remédio para aumentar a arrecadação. O resultado, no Ceará, está aí: o titular da Sefaz, Mauro Filho, anunciando a reconciliação com os milhares de inadimplentes do Estado.
Gravíssimo
           Em meio à crise econômica, que sufoca sempre os mais pobres, mais um motivo para aumentar o sofrimento dessa camada no país. Premidos pela falta de reajuste, condições de trabalho e de concursos para preencher vagas, servidores do INSS entram em greve. Complica-se a imensa fila de necessitados em busca de uma aposentadoria.
Um “gênio”
           O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), chamado a “arrumar a casa” do relacionamento da presidenta Dilma com a sociedade, afirma que “os estados e os municípios devem trabalhar sempre para ajudar o país”. Mas esse “gênio” sabe que, ameaçados de falência,  nem estados, nem  municípios podem ajudar o país.
Também culpados
         Merece todo o apoio o movimento dos prefeitos do Ceará, em defesa dos interesses de seus municípios, em sua maioria quase ingovernáveis, sob os olhos dos “donos” da União. Contudo, ao insistirem em não “enxugar” suas despesas, eles têm também boa parcela de culpa.
Missão complicada
           O jovem governador Camilo Santana, se já carrega às costas a pesada “cruz” de administrar um estado sem recursos, tem a seu cargo, manter a harmonia dentro do seu próprio partido, o PT. Enquanto ele se desdobra para concretizar o apoio à reeleição do prefeito Roberto Cláudio, os rebeldes da “Lulu” só pensam em desalojá-lo da Prefeitura.
Encontro

            No próximo dia 04, na Assembleia, ocorrerá o III Encontro Municipal do Partido da República, por cujo crescimento se empenha o presidente de honra regional, ex-governador Lúcio Alcântara. A propósito, se o PR tiver mesmo que crescer terá de ser “colado” com o PSB, hoje dirigido pelo ex-prefeito Roberto Pessoa, que ara a alma daquela sigla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...