quinta-feira, 23 de julho de 2015

Petrobrás: Suiça colabora com o Brasil nas investigações

BRASIL

Procuradoria-geral da Suíça investiga Odebrecht

Autoridades vêm colaborando com Brasil e incluem empresa em investigação de corrupção na Petrobras. Subsidiárias da construtora são suspeitas de usar contas suíças para pagar suborno a ex-executivos da petroleira.
Do DW
A procuradoria-geral da República da Suíça anunciou nesta quarta-feira (22/07) ter ampliado uma investigação de corrupção na Petrobras para incluir a construtora brasileira Odebrecht e empresas associadas.
Autoridades suíças vêm colaborando com o Brasil na investigação do caso Petrobras ao menos desde março deste ano. A ajuda em relação à Odebrecht poderia ser chave para rastrear supostos pagamentos de suborno a ex-executivos da petroleira.
"Subsidiárias da Odebrecht são suspeitas de usar contas suíças para pagar subornos a ex-executivos da Petrobras, que também mantinham contas bancárias suíças", disse a procuradoria-geral em comunicado.
Marcelo Odebrecht, presidente da Odebrecht, foi preso no mês passado em São Paulo, durante a 14ª fase da Operação Lava Jato. A Polícia Federal (PF) brasileira investiga relatos de que Pedro Barusco, ex-executivo da divisão de serviços da Petrobras, e o ex-diretor Paulo Roberto Costa teriam cobrado subornos da Odebrecht.
O comunicado da procuradoria-geral suíça foi emitido após anúncios de autoridades do Peru, do Equador e da Colômbia de que estão colaborando com o Brasil na investigação de corrupção em projetos da Odebrecht. Investigadores dos EUA e do Panamá também vêm cooperando com o Brasil.
A PF investiga a Odebrecht e outras 26 empresas, incluindo a construtora Andrade Gutierrez, por suposta participação numa vasta rede de corrupção enraizada na Petrobras. De acordo com a polícia, as construtoras obtinham contratos fraudulentos junto à petroleira, inflavam os valores e as diferenças eram repartidas entre diretores da estatal e partidos políticos que amparavam a corrupção.
A Odebrecht disse em comunicado que solicitará informações às autoridades suíças para entender o teor da investigação e a razão pela qual foi incluída nela.
LPF/rtr/efe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...