Sexta-feira, 02 de maio de 2014
Sucessão no Ceará
O conturbado processo sucessório no Ceará parece estar mais perto de uma solução e tudo indica que será favorável às pretensões do senador Eunício Oliveira de centralizar em torno de si os apoios das principais forças políticas e o palanque para a reeleição da presidenta Dilma Rousseff.
Segundo a Coluna Painel, da Folha de São Paulo, o assunto já teria sido tratado, ainda na semana passada, pessoalmente, por Dilma, em reunião com os irmãos Cid e Ciro e também em um almoço, realizado em Brasília, com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer, do PMDB, Rui Falcão, presidente do PT e os ministros Aluizio Mercadante e Ricardo Berzoini, atuais responsáveis pela articulação política do governo Dilma. Como resultado desse aceno favorável do Planalto à candidatura de Eunício, Temer já chamou o problemático deputado Eduardo Cunha às falas, para que parasse de causar transtornos ao governo, chegando a questioná-lo sobre o que teria conseguido com a sucessão de problemas que vem provocando à presidenta, mesmo sendo da base do governo e do partido que compõe a chapa que concorrerá à presidência junto com ela.
Os irmãos Ferreira Gomes devem aproveitar a oportunidade para se recomporem politicamente, já que todo o processo sucessório local só lhes gerou desgaste e desestabilização, em razão das brigas com o vice-governador Domingos Filho e com o senador Eunício Oliveira, expondo por demais suas fragilidades como forças que agora se sabe não gozarem da hegemonia até então propagada.
Para sepultar de vez a pretensão dos Ferreira Gomes em ver qualquer apoio do PT a uma candidatura própria de sua preferência, a direção de seu Partido, o Pros, resolveu abrir mão do apoio do governo federal às candidaturas majoritárias do Partido em troca de vários cargos no governo Federal. O acordo foi fechado pelo chefe da Casa Civil de Dilma, Aluizio Mercadante e o senador Ataídes Oliveira, do Pros do Tocantins. Com o acordo, o Pros manteve o Ministério da Integração Nacional, que já estava sendo ocupado por Francisco Teixeira, indicado pelos Ferreira Gomes e ainda adquiriu o direito de indicar os dirigentes da SUDENE, SUDAM, SUDECO, DNOCS e CODEVASF. O Ministério da Integração vinha sendo pleiteado pelo PMDB. A manutenção de um indicado dos Ferreira Gomes à frente do Ministério da Integração, que vinha sendo questionada pela direção do Pros, seria a cota dos irmãos no acordo.
CURTO CIRCUITO
• EU VÍ - Ví o vídeo onde o Daniel Alves, do Barcelona, come uma banana em campo, jogada por um torcedor racista e idiotizado.
• Eu lí - Então fui às redes sociais. O mundo inteiro baixou o facho e teceu loas à atitude do brasileiro. São milhões de e-mails sobre o gesto simples de mandar de volta o insulto, na maior categoria.
• Magoou - Cid Gomes subiu dois tons na voz quando perguntaram sobre o prazo que disseram que Eunício deu pra ele se resolver se apoiaria sua pretensa candidatura ao governo.
• Alguém mentiu? - A resposta de Cid foi seca: Ninguém me deu prazo pra nada e eu não aceito prazo de ninguém. Ele pediu meu apoio e eu disse que a escolha era partidária, não minha. E brá.
• El País - Disse o jornal espanhol que relatório da Alemanha pra quem vem pra copa simplesmente destrói o Brasil. Incluindo Fortaleza. Cuida até dos “boa noite cinderela”.
• Barra forçada - Enquanto a Justiça não dá a resposta para se saber se a Praça Portugal será mantida, a Prefeitura aproveita para tornar as coisas irreversíveis.
• Canteiros - Os canteiros que dividiam as mãos na av.Dom Luiz já foram eliminados, as árvores arrancadas e a zorra no trânsito devidamente instalada. É só parar pra ver.
• A África não é aqui - O presidente da Fifa, Joseph Blatter, andou reclamando que o Brasil, em termos de organização do Mundial, vem dando mais trabalho do que a África do Sul.
• Tenho adorado - Ler e ouvir declarações de cientistas políticos tem sido uma grandeza no meu dia a dia. Como bons sociólogos sabem das coisas depois que as coisas acontecem, aí...você sabe.
• IV Festival de Jeri - Neste ano o festival prestará homenagem aos 50 anos de “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, aos 40 anos de “A Noite do Espantalho”, ao cineasta e compositor Sérgio Ricardo e ao ator, cantor e compositor Rodger Rogério, que está comemorando 70 anos.
Sugestões,
informações e críticas:
jbrontee@uol.com.br ou
www.blogdabronte.blogspot.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário