quinta-feira, 29 de maio de 2014

Cooperação acadêmico-científica entre a UFC e instituições de ensino superior alemãs

Comitiva alemã visita a UFC para tratar de cooperação acadêmico-científica

Representação do Ministério de Ensino e Pesquisa da Alemanha, do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e da Embaixada da Alemanha no Brasil foi recebida na manhã desta quinta-feira (29), na Reitoria da Universidade Federal do Ceará, pelo Pró-Reitor de Graduação, Custódio Almeida, representando o Reitor Jesualdo Farias, que está em viagem; pelo Coordenador de Assuntos Internacionais, Prof. Tito Lívio Cruz Romão, e pelo Procurador Geral Paulo Albuquerque. Na pauta, temas como cooperação acadêmico-científica entre a UFC e instituições de ensino superior alemãs e o aprofundamento das relações em programas de mobilidade como o Ciência sem Fronteiras.

Integraram a comitiva Thomas Rachel, secretário de Estado Parlamentar do Ministério de Ensino e Pesquisa da Alemanha; Dirk Schüller, conselheiro para Assuntos Científicos e Intercâmbio Acadêmico da Embaixada da Alemanha no Brasil; Christian Müller, atual diretor do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD); Martina Schulze, futura diretora do DAAD (deverá assumir em outubro); Sabine Donauel, representante do Departamento para as Américas do Norte e do Sul no mencionado Ministério; Ricardo Schulch, gerente do Centro Brasil Alemanha da Universidade de Münster. 

Thomas Rachel apresentou na ocasião um edital internacional de seu Ministério que estará aberto até janeiro de 2015, voltado para a área de meio ambiente e sustentabilidade. No encontro também foi citada a proposta, por parte dos alemães,  ao Ministério da Educação do Brasil, de incluir o idioma germânico no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), bem como a criação de um programa nos moldes do Inglês sem Fronteiras para proporcionar uma maior inserção de estudantes brasileiros falantes do alemão no Ciência sem Fronteiras. 

O Prof. Custódio fez uma breve apresentação sobre a UFC, "uma das dez maiores universidades do País", e ressaltou o potencial e o interesse da Universidade em reforçar a participação em programas de cooperação internacional. Informou também que os pró-reitores de graduação do Brasil irão se reunir em agosto próximo e um dos temas a serem debatidos é o Ciência sem Fronteiras. 

O Prof. Tito Lívio falou da tradição de boas relações institucionais da UFC com a Alemanha. Lembrou que isso remonta há 53 anos, tanto com a criação do programa de extensão de ensino do idioma na Casa de Cultura Alemã como no Curso de Letras-Alemão na UFC.  Segundo Tito Lívio, no Brasil estão em vigor 19 programas de  mobilidade que envolvem instituições alemãs. Dentre os que a UFC participa estão dois vinculados ao projeto Unibral, desenvolvido numa parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o DAAD. Um é na área de Administração e outro na de Engenharia Elétrica.  

Fonte: Gabinete do Reitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...