terça-feira, 27 de maio de 2014

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO



El País: Piauí é um gigante para a ciência, mas invisível para o Brasil
O jornal espanhol El País publicou uma matéria esta semana criticando a postura do Brasil em relação ao parque arqueológico do Piauí, que estaria abandonado pelas autoridades. Segundo a reportagem, os últimos achados dão conta que a chegada do homem à América foi dez mil anos antes do que a teoria anterior supunha, e que pode ter começado pela América do Sul e não pela do Norte.

De acordo com uma pesquisadora que comandou uma escavação no local, os novos elementos são "irrefutáveis" e o homem teria chegado diretamente na América do Sul, vindo da África, na época de uma grande seca no continente africano. Por sua vez, um professor do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, entrevistado pela matéria, afirma que também há a possibilidade de que tenha havido duas entradas de homens na América.

A reportagem destaca que a falta de esqueletos antigos que poderiam trazer afirmações mais precisas sobre a questão é um problema na América do Sul. Por isso, o jornalista defende que locais como os do Parque Nacional da Serra da Capivara, onde a pesquisa continua e a verba é pequena, são essenciais para que o enigma chegue perto do fim. Aqui defendemos o Parque do Araripe tão esquecido quanto o piauiense.

                                               CURTO CIRCUITO
Desabafo de Aldo
“O Aécio, o Alckmin, o Eduardo Campos estavam lá, quando o Brasil ganhou o direito de sediar a Copa. Depois, as conjunções políticas e as manifestações fizeram com que alguns se afastassem disso.
 Vida que segue
Aí a Copa ficou órfã de pai e mãe, restando só o [ex-]presidente Lula”. O ministro ainda atribuiu movimentos contra a Copa do Mundo no Brasil a um sentimento de contrariedade a posições que o país estaria ocupando no cenário internacional.
 Encantamento
Cid Gomes continua encantado com o trabalho de Izolda Cela à frente da Secretaria de Educação do Estado. “Foi quem mais me deu alegrias ao longo de seu trabalho no meu Governo”, diz Cid Gomes. Na verdade Izolda mudou a cara da educação no Estado.
 Salmitinho se desdobra
Secretário de Turismo de Fortaleza, Salmito Filho foi à Câmara apresentar o novo projeto de desarrumação da Praça Portugal. A coisa é nova e apela para o virtual. Se convenceu, só Deus sabe.
Sem agressões

O deputado Camilo Santana (PT), cuja sensatez e leveza contrastam com a
agressividade de muitos correligionários petistas, afirma que as principais lideranças do PT partirem para o “vale-tudo”, só complica a reeleição da presidente Dilma.

Equilíbrio
            Para o vereador Elpídio Nogueira (Pros), a maneira como  oposicionistas se comportam na CMF em relação à gestão do prefeito RC, em vez de beneficiar a cidade, terminam prejudicando, agindo como “sabotadores”.

É crime
Tem razão o deputado João Jaime, ao denunciar os absurdos que vêm ocorrendo em Jijoca de Jericoacoara. “Grileiros” urbanos fantasiados de sem-teto, e orientados por atravessadores, invadem espaços da União e do Estado para especulação imobiliária.

“Imatável”

O jurássico senador José Sarney, pode perder a vaga no Amapá. Partidos de oposição se desdobram para defenestrá-lo do Senado, candidatando a vice-governadora Dora Nascimento. Lula “deu o pulo”. O “velho” é muito útil aos propósitos dele e do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...