quarta-feira, 14 de maio de 2014

UFC com inscrições abertas para o ENEM


Interessados em cursar educação a distância na UFC devem se inscrever no ENEM 2014

Começaram as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deste ano. Até as 23h59min do dia 23 de maio, os interessados em cursar uma das oito graduações ofertadas pela UFC, na modalidade de Educação a Distância (EaD), devem se inscrever no Exame, pois esta é a única forma de ingresso de novos alunos.

Desde o ano passado, a UFC Virtual (unidade acadêmica responsável pelos cursos de graduação a distância da UFC) utiliza a nota do ENEM como único processo de seleção. Das vagas ofertadas, 50% são destinadas a alunos cotistas. Professores da rede pública de ensino também têm reservas de vagas. Esta é uma forma de garantir a formação de docentes que ainda não possuem curso superior específico para atuação na educação. 

Os cursos ofertados na UFC Virtual são: bacharelado em Administração com Foco em Gestão Pública, e licenciaturas em Física, Letras Espanhol, Letras Inglês, Letras Português, Matemática, Pedagogia e Química. Atualmente, os cursos são ofertados nos municípios de Beberibe, Caucaia, Itapipoca, Jaguaribe, Quixeramobim e Russas. Para 2015, estão previstas novas entradas também nos polos de Camocim, Campo Sales, Maranguape, Meruoca, Orós e Tauá. 

INSCRIÇÕES – As inscrições para o ENEM 2014 são realizadas pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): www.enem.inep.gov.br. A taxa de R$ 35,00 pode ser paga até o dia 28 de maio. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo estão isentos do pagamento. 

As provas do ENEM 2014 estão marcadas para os dias 8 e 9 de novembro. As inscrições para o processo seletivo aos cursos a distância da UFC são realizadas por edital próprio. Ou seja, as vagas de EaD não estarão disponíveis na relação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Assim, os candidatos podem concorrer tanto aos cursos a distância quanto aos cursos presenciais da Instituição. 

Porém, caso haja aprovação do candidato nas duas modalidades, ele terá de optar por uma das vagas, pois a Lei nº 12.089/09 proíbe "uma mesma pessoa ocupar, na condição de estudante, simultaneamente, no curso de graduação, 2 (duas) vagas, no mesmo curso ou em cursos diferentes em uma ou mais de uma instituição pública de ensino superior em todo o território nacional".

O número de vagas e os polos aptos para a entrada de novos alunos serão divulgados no segundo semestre de 2014. Já o edital de seleção tem previsão para ser lançado no mês de dezembro, pelo site da Coordenadoria de Concursos (CCV) da UFC. 

Mais informações sobre planos de disciplinas, coordenações de cursos e polos de apoio presencial poderão ser obtidas no Portal da UFC Virtual (www.virtual.ufc.br) ou no site dos cursos semipresenciais (www.semipresencial.virtual.ufc.br). Dúvidas serão respondidas pelo e-mail: ascom@virtual.ufc.br.


Fonte: Secretaria Geral da Universidade Aberta do Brasil na UFC/UAB-UFC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...