TCM abre as portas para a academia
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) recebeu universitários do curso de direito da faculdade Estácio-FIC. Isso faz parte de programa que busca aproximar a instituição da comunidade acadêmica e como forma de contribuir com desenvolvimento profissional dos estudantes por meio de atividades práticas necessárias ao processo de formação.
O grupo teve a oportunidade de assistir a sessão do Pleno, colegiado que reúne conselheiros e auditores, e onde são analisados e julgados processos relacionados com as contas dos gestores municipais cearenses. Também participaram de palestra sob o tema “Conhecendo o TCM”, dirigida pelo Analista de Controle Externo Nelson Rocha.
Na avaliação da professora Andrine Oliveira Nunes, da Estácio-FIC, “é muito importante o aluno de direito sair da discussão teórica e averiguar a aplicabilidade daquilo que ele aprende em sala de aula”. Ela acredita que,” por mais relevantes que sejam os ensinamentos transmitidos no ambiente universitário, nada melhor do que a prática, na qual os alunos têm oportunidade de observar diretamente a forma como são prestados os serviços pelos entes públicos. E isso tem peso especial no aprendizado. “. Ela acredita, ainda, que esse tipo de atividade ajuda o aluno na fixação do conhecimento e na escolha da área de atuação.
No programa, desenvolvido pela Escola de Contas e Gestão do TCM (Ecoge), o comparecimento ao Tribunal é o segundo momento do contato com os alunos, sendo antecedida por palestra nas instituições de ensino onde um técnico do TCM apresenta conteúdo sobre transparência e controle social no contexto do trabalho desenvolvido pela Corte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário