quinta-feira, 29 de maio de 2014

Festa em comemoração aos 61 anos do Sindjorce é nesta sexta-feira (30)

É nesta sexta (30), às 19 horas, no SindBar, com show do musico Mário Soul. Venha comemorar com a gente 61 anos de lutas e conquistas do nosso sindicato e da categoria dos jornalistas no Ceará!


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) completa, nesta segunda-feira (26), 61 anos de lutas em defesa da categoria. Em comemoração à data, a entidade convida para festa no Espaço Cultural SindBar, nesta sexta-feira, dia 30 de maio, a partir das 19 horas, com show do músico Mario Soul. Na ocasião, serão comemoradas as mais recentes vitórias dos jornalistas cearenses, entre elas as ações judiciais vitoriosas movidas pelo sindicato contra as empresas de comunicação que violam os direitos dos trabalhadores. 
 Além de celebração, a data também exige reflexões sobre o exercício da profissão, que tem registrado um preocupante aumento nos casos de violência e cerceamento à liberdade de expressão. "O momento é de exigir respeito à profissão e denunciar as reiteradas tentativas de impedimento do livre exercício do jornalismo, uma ameça ao direito à informação e à democracia", avalia a presidente do Sindjorce, Samira de Castro.

Caravana pela PEC do Diploma
 Durante o evento, também serão dados os informes sobre a visita da comitiva de jornalistas, sindicalistas e estudantes de todo o Brasil ao Congresso Nacional para pressionar os deputados federais a agilizarem a votação da PEC do Diploma - Proposta de Emenda Constitucional que restituiu a obrigatoriedade do curso superior de Jornalismo para o exercício da profissão no País.

A caravana será realizada nesta quarta-feira (28), com a participação do diretor executivo do Sindjorce, Evilásio Bezerra, representando os profissionais do Ceará. "Estamos amarrando o compromisso de toda a bancada federal do Estado do Ceará, composta por 22 deputados, para que digam sim à PEC e façam campanha junto a seus partidos para que votem em bloco a favor da proposta", explica Evilázio

1.836 filiados em 61 anos

Fundado em 1953 pelo jornalista Paulo Bonavides, atualmente um dos mais conceituados constitucionalistas do mundo, o Sindjorce reuniu, ao longo dos últimos 61 anos, 1.836 jornalistas filiados. A direção é composta hoje por oito diretores executivos, quatro conselheiros fiscais e três delegados junto à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

O Sindjorce conta também com o suporte de uma Comissão de Ética, composta por cinco jornalistas, três Departamentos - de Aposentados, de Jornalistas de Imagem e de assessores de imprensa - e coordena o Comitê Regional do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...