sexta-feira, 3 de julho de 2015

IMPERDOÁVEL TRAIRAGEM*

Julieta Brontée
                                 
            O PT hoje paga pelo grande erro de ter se aliado com as forças mais atrasada de nosso país e nos arrasta junto com ele pra pagar a salgada conta. O resultado desse erro é ver o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha,  escolher a dedo todas as pautas mais caras aos progressistas e aos direitos humanos e colocar em votação, num Congresso excepcionalmente conservador e envolvido até o pescoço em escândalos de corrupção, todas essas pautas, para suprimir conquistas históricas e caras à nossa democracia.
            Eduardo Cunha tem obrigado o PT e o PCdoB a se aliarem com o PSOL em alguma votações no Congresso, fazendo-os lembrar do tempo em que eram esquerda. Interessante como esses três partidos, apesar de estarem hoje isolados e cercados pelo que há de mais reacionário na nossa política, se associaram aos mesmos reacionários que usurpam nossos direitos para subtraírem o pouco tempo de TV e o fundo partidário de outros partidos de esquerda como o PSTU, o PCB e o PCO, distanciando ainda mais esses partidos ideológicos da chance de levarem um parlamentar ao Congresso Nacional para engrossar as fileiras da representação verdadeiramente popular, hoje tão necessitada de representantes. Esse desserviço ao povo brasileiro também foi prestado pelo PSOL, ao apoiar a cláusula de barreira aos partidos ideológicos que, aliás, sempre foram seus aliados históricos, numa espécie de trairagem imperdoável.
            Em tempos de Redes Sociais, melhor seria que esses partidos se juntassem entre eles e, apoiados pela população, dessem uma boa lição no PSOL, no PT e no PCdoB  nas próximas eleições.                                          
                                    CURTO CIRCUITO
Na mosca
****    Para o “esquentado” colunista Reinaldo Azevedo, do “O Globo”, engana-se quem pensar que o governo, ao derrubar a redução da idade criminal, o fez por amor aos jovens e adolescentes. A “vitória de araque”, na verdade, foi contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, uma “mosca na sopa” do Planalto.
Capote
****    A propósito dos “pegas” constantes entre o Palácio do Planalto e o Poder Legislativo,  enquanto o governo festejava a “vitória de Pirro”, da redução penal, sofria um autêntico “capote” no Senado, onde o presidente Renan Calheiros comandou a aprovação de espetaculoso aumento dos salários dos servidores da Justiça Federal.
Aplausos!
****    Merece todos os aplausos a desembargadora Iracema do Vale, presidente do TJCE, que participou, em Brasília, de reunião em que foram reforçadas as parcerias entre Tribunais de Justiça dos estados e universidades, com o objetivo de criar instrumentos destinados a combater a violência praticada contra a mulher.
Não tem jeito!...
****    De nada adianta a AL tratar com respeito desordeiros que ali comparecem para protestar contra alguma coisa.  Anteontem, um grupelho coordenado pela ex-respeitável UNE, berrando contra a redução penal, promoveu quebra-quebra, antes de ser recebido, “como gente”, por um grupo de deputados.
Aleluia!
****    Depois que os responsáveis pela empresa “fabricante” de multas, que inferniza a vida de guiadores e donos  de veículos, o prefeito Roberto Cláudio resolveu dar uma dura em cima dela, recomendando maneirar em relação a essas punições, que tanta grana arrecadam. Espera-se que a ordem funcione.
Ringues
****    Ainda estamos a 15 meses do próximo pleito, e algumas Câmaras Municipais virando ringues de “vale tudo”. Como exemplo, o vereador Ozanam Moreira, líder do prefeito Bosco Cigano, ameaçou de morte todos os vereadores de oposição. Em muitos municípios as sessões vêm virando “casos de polícia”.
Pesadelo anunciado
****    Enquanto a população se preocupa com a inflação e com o desemprego, os sindicalistas do setor dos transportes coletivos anunciam, para o dia 08, mais uma greve de motoristas e trocadores de ônibus. Assim, 1 milhão de usuários espera que a Prefeitura, os empresários o MPT impeçam mais esse pesadelo para o povo.
Dinheiro a rodo
****    Na sessão de 4ª-feira na AL, o deputado Tomaz Holanda (PPS), expôs os lucros estapafúrdios dos bancos. Para ele, o BNB e outros, que lucram às custas do povo,  em vez de pressionar produtores inadimplentes, deveria dispensar suas dívidas, e renovar os empréstimos, até que os invernos retornem ao normal.

*PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Cúpula Mundial sobre Transição Energética

Ceará será centro das discussões mundiais sobre transição energética Nos dias 28 e 29 de novembro, o Centro de Eventos do Ceará vai receber ...