terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Protesto no Recife


Professores fecham a Avenida Cais do Apolo
O protesto, inicialmente marcado para reivindicar o cumprimento da lei do piso da categoria, ganhou um minuto de silencio em homenagem à professora e o filho mortos. Foto: CTTU/ Reprodução/ Twitter
O protesto, inicialmente marcado para reivindicar o cumprimento da lei do piso da categoria, ganhou um minuto de silencio em homenagem à professora e o filho mortos. Foto: CTTU/ Reprodução/ Twitter
Professores ligados ao Sindicato dos Professores da Rede Municipal do Recife (Simpere), onde a professora Sandra Lúcia Fernandes atuava como diretora de assuntos jurídicos, realizam, na manhã desta terça-feira, uma manifestação contra a violência. A professora de 48 anos e o filho dela, Icauã Rodrigues, de 10 anos, foram assassinados no domingo passado em Olinda. 
O protesto, começou na Praça Tiradentes, localizada entre o Cais do Apolo e a Rua do Brum, no Recife. De lá, os manifestantes seguiram em passeata até a sede da Prefeitura do Recife, fechando o tráfego de veículos na Avenida Cais do Apolo. A Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) enviou uma equipe ao local para orientar os motoristas.O trânsito foi liberado por volta das 11h20.
O protesto, inicialmente marcado para reivindicar à prefeitura o cumprimento da lei do piso da categoria, ganhou um minuto de silencio em homenagem às vítimas, faixas e cartazes exigindo um fim para a violência contra a mulher.
Depois de uma discussão, o desempregado Marcos Aurélio Barbosa da Silva, 23, esfaqueou a professora dentro do apartamento dela, em Jardim Atlântico. Os gritos de pedidos de socorro foram ouvidos pelos vizinhos. Icauã pedia para Marcos não matar a mãe. Por esse motivo, acabou sendo vítima também.
Sandra, que militava pelo fim da violência contra a mulher, agora entrará na triste estatística da violência contra a mulher, que fez 251 vítimas do estado em 2013 e 21 somente em janeiro deste ano, e cresceu 230% no Brasil em 30 anos, de 1980 a 2010 (segundo o mapa do violência). Em Pernambuco, os casos se reduziram em 21,5% desde 2006, quando foi aprovada da Lei Maria da Penha, mas os números positivos não diminuem a dor das famílias que veem a estupidez de casos como o que vitimou Sandra e seu filho. Horas depois do crime, Sandro foi preso em flagrante.
(Diário de Pernambuco - Com informações do repórter Wagner Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...