quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Ivo Gomes não gosta das críticas recebidas e parte para o enfrentamento verbal com vereadores

Ivo Gomes bate boca com vereadores

A ida do secretário municipal de Educação, Ivo Gomes, à Câmara Municipal de Fortaleza, era para ser apenas mais uma prestação de contas das ações da Prefeitura, através da pasta comandada por ele. Entretanto, o que deveria ser mais um debate de ideias, terminou em bate-boca entre o secretário e os vereadores que questionaram a eficácia das ações de segurança pública nas escolas da rede municipal de Fortaleza.
Sabatina
Os parlamentares sabatinaram Ivo Gomes por cerca de quatro horas, sobre diferentes temas, desde as medidas adotadas na área da segurança, até o déficit no quadro de professores, passando ainda pelo futuro político do secretário. O titular da Educação é deputado estadual eleito e licenciado para assumir a pasta na administração de Fortaleza. 
Cobranças
Um dos vereadores a cobrar ações no que diz respeito à falta de segurança nas unidades de educação foi o vereador Capitão Wagner (PR), um dos principais opositores do irmão de Ivo, o ex-ministro Ciro Gomes – atual secretário estadual de Saúde. O vereador criticou o que considerou “inércia” da Secretaria de Segurança Cidadã por ainda não ter posto em andamento nenhum projeto para combater a insegurança, sobretudo, no perímetro das unidades escolares, evitando, segundo ele, a evasão na rede municipal. “Queria saber se existe algum planejamento de melhorar a segurança nas escolas municipais, lembrando que não é um problema só das escolas”, pontuou Wagner.
Aumento de viaturas
Sobre o assunto, Ivo Gomes disse que aguarda a chegada de 40 viaturas que irão compor o departamento de segurança escolar em parceria com a Secretaria de Segurança Cidadã “que está longe de ser inerte”, rebateu.
Bate-boca
Durante a exposição de Ivo Gomes, vereadores de oposição discordaram dos números apresentados pelo secretário. “Não vou levar desaforo de demagogo pra casa. Não tenho medo de você”, rebateu Ivo, ao ser questionado pelo vereador João Alfredo (Psol). Contrariado, o secretário ainda relembrou a polêmica das passagens áreas envolvendo João Alfredo à época que era deputado federal. “Você tem escândalo na sua vida. Você não devolveu o dinheiro das passagens”, salientou. João Alfredo até tentou responder, mas teve o microfone cortado por ordem da Mesa Diretora. Ivo ainda chamou o parlamentar de “pateta”. Alfredo rebateu as críticas fora do microfone, mas não foi pela maioria dos colegas.
Reforço
O desentendimento foi reforçado por outros parlamentares. Dentre eles, Ronivaldo Maia (PT) que saiu em defesa de João e solicitou que o secretário tivesse mais respeito com os vereadores da Casa. Apesar do desentendimento, a sessão continuou normalmente com os parlamentares questionando o secretário.
Projetos
Ivo Gomes aproveitou a visita à Câmara para anunciar a tramitação de dois projetos de lei de autoria do Executivo. Um deles trata do reajuste complementar do piso nacional dos professores. Segundo disse, a mensagem será encaminhada, hoje, à Câmara Municipal. O outro, segundo explicou, trata da lei de autonomia das escolas que já vem sendo “testada” pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em algumas unidades de ensino. Até o final do ano, serão investidos R$ 15 milhões no projeto. Conforme Ivo, a proposta não se resume apenas à administração financeira por parte das escolas, mas à gestão administrativa e organizacional. “É um sonho da comunidade acadêmica. Não tem sistema bem-sucedido que não seja com descentralização das ações”, disse.
Parceria
Em vários momento, o secretário Ivo Gomes enalteceu a parceria com o governo federal, mas disse não ter nenhuma expectativa de melhora nos indicativos da qualidade das Educação de 2013. Caso aconteça, será uma “surpresa”. Isso porque, segundo ele, a expectativa de melhoria é para 2014, que só será aferida no ano seguinte.
“Orixás”
Licenciado do mandato de deputado estadual desde que assumiu a Secretaria de Educação, Ivo Gomes disse que não planeja disputar à reeleição para a Assembleia Legislativa na eleição deste ano. Ele afirmou estar “feliz” com o trabalho desenvolvido à frente da educação do Município de Fortaleza. Contudo, admitiu que irá consultar o prefeito Roberto Cláudio, as lideranças partidárias e sua base política sobre o assunto. “Estou querendo não. Estou no auge da vida pública. Estou pessoalmente feliz com o trabalho desenvolvido. Acho que minha equipe está fazendo um trabalho razoável. Estou tento muito apoio. Então, vou deixar algo que me deixa feliz, para voltar para um lugar onde participei por três mandatos”, disse, para, em seguida, afirmar que: “vou consultar os orixás (risos). Não. Não. Vou conversar com o prefeito Roberto Cláudio, com meu partido e minhas bases”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...