quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Preparem o bolso

Aplicação de multas começa hoje na avenida Bezerra de Menezes

O motorista flagrado em mais de um ponto da fiscalização eletrônica será multado em R$ 53,20

MAURI MELO
Multas na avenida Bezerra de Menezes começam hojeos
Após um ano e meio de etapa educativa na avenida Bezerra de Menezes, as multas começam a ser aplicadas hoje para os condutores que desrespeitarem as faixas exclusivas para ônibus, vans, táxis e transporte escolar. A punição é de R$ 53,20 e três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Cada sentido da avenida tem quatro pontos com equipamentos de fiscalização eletrônica. 

As faixas, que passaram a ser exclusivas no dia 20 de janeiro, tornaram-se preferenciais ainda em agosto de 2012. Durante um mês, os motoristas autuados receberam notificações educativas. De segunda a sexta-feira, das 5h às 21 horas, e aos sábados, das 5h às 16 horas, os carros só podem trafegar pelas faixas no espaço entre dois cruzamentos para acessar uma rua transversal ou um estacionamento. A passagem deve ser feita pela linha azul pontilhada. As normas não valem para domingos e feriados.
De acordo com Arcelino Lima, vice-presidente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), as câmeras foram colocadas a uma distância de 300 metros. “É autuado o veículo que passa nas faixas por mais de um ponto consecutivo da fiscalização. A velocidade também deve indicar se o condutor está errado”, explica.
 Antes das multas
Nos 18 meses que antecederam a aplicação de multas, a convivência entre veículos particulares e transporte público na avenida foi complicada. Carros invadiram a faixa ou percorreram vários quarteirões sinalizando conversão à direita e ônibus dificultaram a conversão permitida. 

A comerciante Sônia Maria, 60, costuma esperar o coletivo entre 19h e 20 horas na avenida. De acordo com ela, carros e caminhões costumam parar nas faixas da direita em frente ao shopping, o que dificulta o embarque de passageiros. “É um desespero neste horário. O ônibus não tem nem onde parar. Fica no meio da pista, e a gente vai subir em tempo de ser atropelado”, relata.
A mudança da faixa para o canteiro central é a esperança de melhoria para Cynthia da Silva, 33, gerente de uma loja de informática na Bezerra de Menezes. A intervenção virá com a implantação do Bus Rapid Transit (BRT) do Antônio Bezerra ao Centro, com entrega prevista para agosto (veja o Saiba Mais). “Se o lado das lojas ficar livre para os carros, pode ser que os problemas diminuam”, opina.
 Saiba mais
O Sistema de Trânsito Rápido (BRT, da sigla em inglês) é um corredor exclusivo para transporte público com embarque e desembarque feito pelo lado esquerdo dos veículos. A avenida Bezerra de Menezes está atualmente no Sistema Rápido de Ônibus (BRS, também da sigla em inglês).
De acordo com a Secretaria Municipal da Infraestrutura, o BRT Antônio Bezerra/Centro tem entrega prevista para agosto deste ano, enquanto o BRT Antônio Bezerra/Papicu deve ser concluído no segundo semestre de 2015.
Segundo o vice-presidente da AMC, Arcelino Lima, as faixas exclusivas para transporte público não inviabilizam o acesso a lojas. “Está garantido desde que sejam obedecidas as regras de circulação”, enfatiza.
( O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...