terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

PGR recebe denuncia do PSOL contra Rachel Sheherazade e SBT


Reprodução
Rachel: "Afirmei compreender (e não aceitar, que fique bem claro!) a atitude desesperada dos justiceiros do Rio"
 Apologia ao crime, à tortura e ao linchamento foi o teor da representação que a bancada do Psol no Congresso Nacional e dois deputados petistas deram entrada, nesta terça-feira (11),  na Procuradoria-Geral da República contra a jornalista Rachel Sheherazade e o SBT. Os parlamentares foram recebido esta tarde pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a quem caberá dar andamento à denúncia. Janot se comprometeu a designar um procurador para investigar o caso.
Violência verbal
“A violência é feita em palavras pela Sheherazade tentando justificar uma violência absurda. E ela diz isto num meio de comunicação que é uma concessão”, afirmou o líder do Psol na Câmara, Ivan Valente (SP). “A liberdade de imprensa, que é importante e necessária, não poder ser refúgio de declarações irresponsáveis”, acrescentou o deputado.
Assinaturas
Além de Ivan Valente, também assinam a representação os deputados Chico Alencar (Psol-RJ), Jean Wyllys (Psol-RJ), Erika Kokay (PT-DF) e Renato Simões (PT-SP), além do senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) e da representante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação Beatriz Barbosa. Também participaram do encontro com o procurador-geral o jornalista Jonas Valente, do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, e o deputado Domingos Dutra (SDD-MA), ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.
Vídeo
Na edição do último dia 4 do jornal SBT Brasil (veja o vídeo), ela exaltou o comportamento de um grupo de pessoas que resolveu punir a seu modo um adolescente de 16 anos acusado de cometer furtos no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ). O rapaz foi preso nu a um poste, com o pescoço acorrentado por uma trava de bicicleta, teve parte da orelha cortada e só foi libertado depois que uma moradora da região chamou os bombeiros para soltá-lo.
Agressão
O garoto disse à polícia ter sido agredido por cerca de 15 pessoas. Após a exibição da reportagem, Rachel disse que era “compreensível” a ação dos chamados “justiceiros” por causa do clima de insegurança nas ruas e da ausência de Estado. Ela também criticou a atuação de entidades e militantes dos direitos humanos. “Faça um favor ao Brasil. Leve um bandido para casa.”
Nota
Em nota, o SBT diz que o comentário é de inteira responsabilidade da apresentadora de seu telejornal. Em artigo publicado na Folha de S. Paulo nesta terça, Rachel defendeu-se: “Em meu espaço de opinião no jornal SBT Brasil, afirmei compreender (e não aceitar, que fique bem claro!) a atitude desesperada dos justiceiros do Rio”.
São Paulo
Ontem (10) a presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, senadora Ana Rita (PT-ES), pediu à Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo que abra procedimento para apurar o conteúdo do comentário de Rachel. Para a senadora, a apresentadora violou os direitos humanos e fez incitação à violência.
Ofício e Nota de Repúdio
Com o ofício, foi encaminhada uma nota de repúdio publicada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro sobre as violações de direitos cometidas pela jornalista.
Teor do ofício encaminhado pela senadora à Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo:
“Encaminho cópia da nota de repúdio do Sindicato dos Jornalistas e da Comissão de Ética contra declarações da jornalista Rachel Sheherazade do SBT, solicitando a instauração do competente procedimento para investigar e responsabilizar a jornalista  Sheherazade, porquanto violou os direitos humanos, o Estatuto da Criança e do Adolescente e fez apologia à violência quando afirmou achar que ‘num país que sofre de violência endêmica, a atitude dos vingadores é até compreensível’ — Ela se referia ao grupo de rapazes que, em 31/01/2014, prendeu um adolescente acusado de furto e, após acorrentá-lo a um poste, espancou-o, filmou-o e divulgou as imagens na internet.”

Um comentário:

  1. Bando de ordinanários, políticos vagabundos, bandidos e sem vergonha, não fazem seu trabalho e ainda querem calar a voz do povo... é isso mesmo, quem tem pena de vagabundo que leve pra casa.

    ResponderExcluir

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...