terça-feira, 18 de junho de 2013

Avante, companheiros!

O grito preso na garganta do povo brasileiro, enfim é solto e seu som ecoa para quem quiser ouvir. A onda de protestos cresce a olhos vistos e a #primaverabrasileira  se alastra por todo o País e além fronteiras. O que se viu ontem foi uma pequena demonstração de que o movimento não é mais só por conta do aumento do preço da tarifa nos transportes públicos Esse foi apenas o estopim.  Também não é apenas contra a repressão policial ou pela liberdade de manifestação. Não, não é mais por isso ou só por isso. A sociedade brasileira acorda de seu marasmo sim,  e resolve se  levantar e sair às ruas, não por um mal-estar específico, mas pelo conjunto da obra que não é pequena. Que os arruaceiros de plantão, que nunca deram um dia de serviço à Pátria nem a ninguém, sejam banidos e fiquem bem longe, para não empanar o brilho do movimento.
A verdade é que o povo quer gritar, está gritando e vai continuar a gritar contra essa onda vergonhosa de corrupção, esse mar de lama em que está mergulhado nosso país, onde políticos safados e desavergonhados , acostumados a rir, e não nas nossas costas, numa mofa satírica, ainda pensam que brasileiro se contenta com futebol e circo.  É bom não confundir, pois não estamos no Império Romano, onde as lutas de gladiadores, as corridas e encenações, serviram para desviar a atenção da população que habitava seus domínios. Os Césares já não estão mais conseguindo alimentar o povo e distraí-lo. A plebe também não mais boceja de fome ou de aborrecimento, vai às ruas, cobrar a fatura que de há muito está vencida. Os tempos mudaram e o povo mostra que quer a oportunidade de poder estar "cara-a-cara" com o imperador, ou a imperatriz  para cobrar a dívida com  juros e correção. Afinal de contas, os espetáculos já não são mais a grande diversão para os súditos da Rainha. Consequentemente, também não é o seguro instrumento de seu absolutismo.
Avante, companheiros, a Ágora é agora!
Bom dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...