domingo, 16 de junho de 2013

Chiquinha Gozaga vira musa da revolta dos 20 centavos




O site Tarifa Zero, uma das janelas que difundem na internet os princípios do MPL(Movimento Passe Livre), veiculou um vídeo estrelado por Regina Duarte. Na peça, ela aparece como uma espécie de precurssora da sublevação urbana contra o aumento de R$ 0,20 na tarifa dos transportes públicos de São Paulo e do Rio.

Sob a pele de Chiquinha Gonzaga, a atriz protagonizou, na célebre minissérie da TV Globo, a “Revolta do Vintém” —movimento que se opôs, na década de 1880, à elevação do preço da passagem de bonde no Rio.

A coisa terminou em quebra-quebra e repressão policial. E desembocou num movimento de objetivos mais ambiciosos:  a abolição da escravatura e a proclamação da República. Além das roupas de época, dois detalhes diferenciam a cena antiga da atual: sem internet, os revoltosos de outrora tinham de usar panfletos para convocar suas manifestações. Sem balas de borracha, a polícia atirava pra matar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...